Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Malware disfarçado de nova versão do Windows circula na internet

Malware disfarçado de nova versão do Windows circula na internet

0
Publicidade

Em 24 de junho, a Microsoft anunciou uma nova versão de seu sistema operacional, o Windows 11, que será lançado para desktops no final deste ano. Entretanto, como a novidade já está disponível para download e compra antecipada, a Kaspersky descobriu que a novidade está sendo usada por cibercriminosos para distribuir malware.

Para entender como os fraudadores estão tentando enganar os internautas, os pesquisadores da Kaspersky analisaram arquivos maliciosos que parecem ser a atualização do sistema operacional. Durante o primeiro mês após seu lançamento, foram detectadas e impedidas 850 tentativas de infectar usuários por meio de malware disfarçados de Windows 11.

Os especialistas da empresa de cibersegurança também destacaram a diversidade das ameaças: desde downloads e adwares relativamente inofensivos, que as soluções Kaspersky classificam como não-vírus, até trojans, backdoors e trojans-ladrões que visam coletar dados pessoais, como senhas e cookies de navegadores.

Uma curiosidade: os pesquisadores encontraram um malware com 1,75 GB de tamanho – o que induzia a vítima a pensar que se tratava realmente de um instalador de um sistema operacional. Porém, seu conteúdo contém muitos dados irrelevantes que não são utilizados na infecção do equipamento. Se um usuário clicar, será aberto um instalador que parece ser um assistente de instalação normal do Windows, mas seu objetivo real é a executar um segundo instalador, que conterá o programa malicioso. O ponto de mais atenção é que, neste momento, a vítima dá permissão para a instalação do programa malicioso.

“O novo sistema operacional Windows 11 é um grande lançamento que atrai o interesse de muitos usuários e entusiastas de tecnologia. Entendendo esta demanda, os cibercriminosos se adaptaram rapidamente, espalhando várias formas de malware disfarçadas como o novo sistema operacional. Ao estarem animados para experimentar o novo sistema operacional, os usuários estão menos propensos a prestar atenção ao processo e podem baixar arquivos suspeitos – o que é algo que nunca aconselhamos a fazer”, comenta Anton V. Ivanov, especialista em segurança da Kaspersky.

Para evitar baixar arquivos maliciosos que imitam o Windows 11, Kaspersky recomenda que você:

  • Seja cético sobre notícias ou ofertas generosas para o novo sistema operacional;
  • Verifique sempre a autenticidade dos websites que você visita;
  • Faça somente download de sistemas operacionais de lojas oficiais;
  • Use uma solução de segurança confiável, como o Kaspersky Security Cloud, para uma proteção efetiva contra uma ampla gama de ameaças.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile