Revolução no setor industrial: tecnologia em nuvem aprimora operações e reduz custos

0

Quando pensamos em indústria 4.0, logo nos vem à mente a tecnologia em nuvem pela sua alta conectividade, essencial para o mundo atual. As indústrias que já implementaram essa solução em seus ambientes de tecnologia estão se destacando no mercado, com processos internos mais facilitados e seguros. Para se ter uma ideia de como essa inovação tem sido utilizada e como está em processo de crescimento, de acordo com estudo do Gartner, consultoria mundialmente reconhecida por seu vasto conhecimento na facilitação da tomada de decisão, os gastos mundiais com nuvem pública devem aumentar 18% ainda este ano, passando de US$ 257,5 bilhões, em 2020, para US$ 304,9 bilhões, em 2021.

A mesma pesquisa demonstrou que quase 70% das organizações que fizeram a jornada para a nuvem querem aumentar o uso da solução, já que os benefícios são inúmeros. Entre eles, para o setor o industrial, é possível destacar a otimização da gestão de serviços complexos. Com a nuvem, pode-se ter um controle maior das informações, pois todos os dados são sincronizados. É fato portanto, que a tecnologia permite que companhias tenham um novo planejamento estratégico interno em que ferramentas de monitoramento financeiro e do ambiente possam ser disponibilizadas de maneira prática.

A área de TI de qualquer empresa do setor industrial, seja pequena ou de grande porte, é fundamental para o seu funcionamento, pois com operações mais ágeis e automação, garantidas pela nuvem, os impactos na produtividade são muito grandes.

A redução de custos é outro aspecto importante. Não ter instalações de data centers locais e gastos relacionados com hardwares, por exemplo, já proporciona um melhor aproveitamento financeiro. Sem falar na segurança que é muito potencializada na nuvem, com a proteção dos dados sendo gerida em outro patamar de controle de utilização. Em paralelo, ela traz a facilidade no compartilhamento entre equipes, tornando rápido o seu acesso.

A integração e organização de dados combinada com a facilidade de obter as informações, resulta em tomadas de decisões mais assertivas em toda a cadeia produtiva. Os insights podem contribuir para a realização de mudanças nos procedimentos e na fabricação de produtos, na substituição de maquinários, entre os mais diversos processos.

Fica claro, portanto, que com negócios cada vez mais digitais e com processos mais complexos, a tecnologia se torna mais essencial e imprescindível para qualquer empresa, independentemente do tamanho e setor de atuação. Pense nisso!   

Armindo Sgorlon atua como empreendedor desde os 23 anos. O empresário possui MBA em Gestão Estratégica pela USP e acredita que a tecnologia é capaz de transformar todos os setores e negócios. Atualmente é CEO da SGA TI em Nuvem, empresa especializada em nuvem que cria soluções que diminuem custos operacionais, garantem mais eficiência, reduzem riscos e ajudam os negócios a se tornarem ainda mais competitivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.