Pesquisa revela crescimento de 35% no uso de apps em nuvem

0

A Netskope divulgou hoje uma nova pesquisa detalhando a proliferação de aplicativos em nuvem usados em empresas em todo o mundo. O Netskope Cloud and Threat Report: Cloud Data Sprawl descobriu que o número continua a aumentar nas organizações, e já registrou alta de 35% desde o início de 2022 em empresas com uma média de 500 a 2 mil usuários. 

O relatório aponta que os usuários trabalham com uma média de 1.558 apps em nuvem por mês, como Gmail, WhatsApp, Google Drive, Facebook, WeTransfer e LinkedIn, classificados como os mais populares para uso pessoal. Dessas aplicações, 138 (9%) são usadas para carregar, criar, compartilhar ou armazenar dados entre mais de 1 em cada 5 (22%) usuários. 

A análise engloba apps cadastrados apenas através de contas pessoais em uso para fins particulares, como o WhatsApp. Já as instâncias analisadas são contas pessoais em aplicações que também são gerenciadas por uma empresa. Por exemplo, a conta pessoal do Gmail de um usuário de uma organização que usa o Google Workspaces é uma instância pessoal. 

Além disso, o relatório destacou uma tendência contínua no risco interno, revelando que 1 em cada 5 usuários (20%) carrega uma quantidade atipicamente alta de dados para apps e instâncias pessoais durante os 30 dias que precedem sua saída de uma empresa. O número representa um aumento de 33% durante o mesmo período do ano passado. 

"As aplicações em nuvem ajudaram a aumentar a produtividade e viabilizaram o trabalho híbrido, mas em contrapartida impulsionaram uma expansão de dados que continua a aumentar, trazendo riscos para os dados sensíveis", diz Ray Canzanese, diretor de Pesquisas de Ameaças do Netskope Threat Labs. "Apps e instâncias pessoais são particularmente preocupantes, pois os usuários mantêm o acesso aos dados armazenados nessas instâncias mesmo depois de deixarem a empresa. Medidas de segurança proativas podem ajudar a reduzir os riscos de perda ou exposição de dados sensíveis, principalmente política de controles que limitam o acesso a dados confidenciais apenas a usuários e dispositivos autorizados e impedem que sejam carregados em apps e instâncias pessoais", completa o executivo. 

Os principais dados do relatório incluem:  

* O uso de apps pessoais é menor em Serviços Financeiros e maior no Varejo:  o setor de Serviços Financeiros apresenta mais sucesso em limitar o fluxo de dados em aplicações e instâncias pessoais, com menos de 1 em cada 10 usuários (9,6%), enquanto quase 4 em cada 10 (39,1%) registrados no Varejo. 

* Taxa recorde de upload, criação, compartilhamento e armazenamento de dados em apps em nuvem: a porcentagem de usuários com atividade de dados em apps em nuvem aumentou de 65% para 79% nos primeiros 5 meses de 2022, com armazenamento em nuvem, colaboração, e apps de Webmail classificados como as principais categorias usadas nas empresas. 

* Empresas usam diferentes aplicações para as mesmas funcionalidades: dos 138 apps utilizadas por empresas com média de 500 a 2 mil usuários, há em média 4 apps de webmail, 7 de armazenamento em nuvem e 17 de colaboração. Esse acúmulo pode gerar problemas de segurança, como configurações incorretas, desvio de política e regras inconsistentes de acesso. 

"As empresas geralmente se surpreendem quando descobrem quantos apps sobrepostos estão usando. Essa visibilidade é uma etapa importante para ajudar a controlar a expansão da nuvem e reduzir os riscos que ela representa para os dados sensíveis. Ao saber como os dados estão sendo acessados, é possível aplicar políticas para reduzir os riscos sem comprometer a produtividade. Não será preciso escolher entre a segurança dos dados ou a produtividade", conclui Canzanese. 

O Netskope Cloud and Threat Spotlight é produzido pelo Netskope Threat Labs, uma equipe composta pelos principais pesquisadores do setor em riscos e malware em nuvem, que descobrem e analisam as ameaças mais recentes que afetam as empresas. A análise é baseada em dados de uso anônimos entre 1 de janeiro e 31 de maio de 2022 e relacionados a uma subcategoria de clientes da Netskope com prévia autorização. 

Acesse o relatório completo aqui. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.