A TIM começou a realizar esta semana os testes finais de compatibilidade da sua loja de aplicativos nos diversos modelos de featurephones com acesso à Internet disponíveis em sua base. A loja, baseada na plataforma Plazza, da Qualcomm, deve ser lançada no quarto já trimestre e a TIM poderá ser a primeira operadora a lançar comercialmente a plataforma da Qualcomm no mundo.
"Não temos como foco os usuários de smartphones, já que a maior parte dos fabricantes já têm suas lojas de aplicativos próprias, como Apple, RIM ou mesmo Samsung e Motorola. Queremos oferecer aplicativos para usuários de telefones com acesso à internet mas que não têm sistema operacional aberto", explica o diretor de marketing da TIM, Rogério Takayanagi.
A operadora vem trabalhando no desenvolvimento de sua loja de aplicativos desde o fim de 2009 e, segundo o executivo, enfrentou uma série de dificuldades de compatibilidade. "Nosso maior desafio foi resolver esses problemas de integração com os mais variados tipos de featurephones disponíveis em nossa base", conta.
A loja deve concentrar uma série de aplicativos simples, muito em parte voltados para redes sociais, instant messengers e aplicativos de emails. "Teremos agregadores de emails e de comunidades sociais, como Orkut, Twitter e Facebook, além de aplicativos como o Windows Live Messenger", diz.
Alguns números revelados por Takayanagi dão uma ideia da importância das redes sociais para a TIM. Segundo ele, com menos de 30 dias do lançamento do serviço que permitia interagir com o Twitter via SMS a TIM obteve uma média de 300 mil mensagens por dia. E a operadora registra ainda média de três milhões de acessos semanais ao Orkut pelo celular.
- Serviços móveis