Fique atento à Empowered Reality – pelo bem dos seus negócio

0

Não seria incrível se sua roupa ficasse mais quente ou mais fria conforme a variação de temperatura no decorrer do dia? Que ao entrar numa loja a oferta fosse direcionada segundo o seu mindstyle e ainda sugerisse looks complementares? Ou então que, ao chegar em casa cansado, o espaço captasse essa sensação, diminuísse as luzes e, sem qualquer clique, começasse a tocar aquele som que você prefere neste momento? Esses casos são exemplos de como podemos ter mais dos produtos e dos espaços e ilustram porque a realidade, tal como conhecíamos até agora, não é mais suficiente ao novo comportamento e às novas necessidades do consumidor.

Hoje, buscamos mais. Queremos o maior número de informações possíveis a partir dos objetos concretos no dia a dia. Buscamos a maximização do real. E é partir dessa nova realidade que é preciso considerar a Empowered Reality, que nada mais é que uma referência à realidade acrescida por efeitos derivados da inteligência computacional. Para que isso seja possível, o empoderamento, como o termo tem sido chamado em português, se utiliza de tecnologia de ponta, pontos de inteligência e processamento disponíveis na rede para dar novos atributos e funcionalidades aos espaços, aos objetos e até às pessoas.

Na esteira deste conceito, os smartphones devem evoluir como alguns destes pontos de inteligência. Essa evolução, aliás, já é perceptível quando notamos que nossos devices estão cada vez mais smart e menos phones. Estar atento a isso pode significar, em um futuro próximo, o sucesso nos negócios de quem presta ou vende serviços e produtos, principalmente nos âmbitos da Comunicação e do Marketing de Relacionamento.

Esse conceito tem sido apontado como o "tema da vez". A Empowered Reality surge da colisão das novas tecnologias com as demandas do mundo em que vivemos. Uma realidade acrescida de qualidades derivadas da inteligência computacional, da interatividade, multiplicadas de poder e por isso Empowered (empoderada). Mas como aplicar esse conceito aos Negócios e às estratégias de Marketing de Relacionamento? Para ilustrar, alguns exemplos diferentes daqueles que abrem este texto: as embalagens "empoderadas" podem enviar informação de produtos vencidos ou fora da validade direto para a tela de um tablet. Ou, então – e por que não? – a própria geladeira detectar o status de um produto impróprio e te enviar uma mensagem de alerta?

Num futuro próximo, seus vasos enviarão informações para um aplicativo comunicando o estado vital da planta de sua sala. Sua roupa mandará e receberá inputs, se comunicando por meio das redes sociais e causando reações físicas. O "look do dia", aliás, pode exercer papel de prestador de serviços. Bombeiros sujeitos a gases tóxicos inodoros, por exemplo, podem ser alertados sobre o perigo por seu uniforme, que reage ao perigo e ainda envia um pedido de ajuda a uma central de atendimento, já fornecendo a localização exata.

Nos espaços onde o envolvimento com a tecnologia já é mais presente, o passo que falta é que sejam sensíveis ao contexto, como o caso acima, em que o ambiente sentirá o "estado de espírito" ao seu redor. E isso pode dizer respeito ao clima, à bolsa de valores, ao gênero, idade, humor ou desejos de quem passa no local. A tecnologia poderá capturar o contexto automaticamente fazendo com que o espaço reaja a quem está nele. Acredite, isso está prestes a acontecer.

As possibilidades da realidade "empoderada" são infindáveis e sua área de estudo e aplicação, bastante ampla. Ela abrange o design de interfaces e o industrial, o desenvolvimento de sistemas baseados em datamining e de novas formas e técnicas de interação, o aprimoramento de sistemas sensoriais, entre outros aspectos. Resta a pergunta: como você e sua marca estão se preparando para isso?

Karina Israel é diretora executiva da Ydreams, empresa especializada na criação de ambientes inteligentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.