Consumo global de mídia digital irá crescer 11,8% em 2013, puxado pelos BRICs

0

O consumo de mídia digital em todo o mundo irá crescer 11,8% em 2013, impulsionado por ganhos de dois dígitos no tempo que os usuários gastam nessas mídias.

Por trás desse movimento, está a expansão da demanda global por vídeo online e móvel, mídias sociais e jogos, bem como vídeo OTT (de over-the-top, oferecidos por empresas como Netflix e iTunes Store.)

A busca por essas tecnologias, que crescem sobretudo em meio às chamadas gerações X, Y e Z, levará ao aumento do uso de mídia digital de consumo, este ano, para uma média de 6 horas por semana.

Ressalta-se que a mídia tradicional ainda responde pela maior parte do tempo total gasto em mídia. Em 2012, esse tempo foi em média de 37,9 horas por semana, ou 87,6% do total do consumo de todas as mídias.

Mas o que os analistas evidenciam é o impulso crescente que a transição dos consumidores para mídias digitais vem ganhando, especialmente entre as gerações mais jovens.

Para se ter ideia, em 2012 o uso de mídia digital de consumo representou 12,4% do tempo gasto com a mídia no mundo, o que significa quase o dobro de sua participação em 2007. Nesse período, a participação das receitas da mídia digital no total também quase dobrou, saltando para 22,9%.

Por outro lado, o consumo de mídia tradicional caminha para uma desaceleração do crescimento, de 1,3% em 2013, como apontam os dados de novo relatório da PQ Media.

O estudo examina a transição global de consumidores, operadores de mídia e de marketing de marca para a mídia digital, por país, mídia e geração de usuários, com projeções para até 2017.

Nesse estudo, os pesquisadores segmentaram o uso de mídia digital de consumo em três plataformas globais (internet, celular, outras mídias digitais) e 21 canais específicos, como vídeo online e mídias sociais.

A pesquisa aponta que o uso da mídia "internet" tende para aumento de 10,7% em 2013, atingindo uma média semanal global de 2,8 horas de tempo gasto, o que representa 46,7% de todo o tempo gasto com as mídias digitais.

Os principais motores para esse crescimento são melhorias de tecnologia e de rede nos mercados emergentes conhecidos como BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), onde usuários finais vêm experimentando acesso mais rápido a conteúdo dinâmico.

De acordo com os pesquisadores, as baixas taxas de penetração nesses mercados emergentes resultaram em investimentos de governos e operadoras de telecomunicações para melhorar tecnologia e sistemas. Isso levou a maiores taxas de crescimento do uso de mídia digital, em âmbito global.

Nesses mercados emergentes, a liderança no crescimento do uso de mídia digital está com a Rússia, com aumento de 19,4% em 2012, seguida pela Índia (16,4%), Brasil (16,3%) e China (15,5%).

No mundo, a Coreia do Sul está a frente quando se trata do share de uso de mídia digital (28,0%), seguida pela Austrália (25,5%), Reino Unido (22,8%) e EUA (21,7%), de acordo com a PQ Media.

No que se refere ao consumo global de mídia móvel, deverá crescer 17,9% este ano, o que  resultará em uma média de 1,3 hora de tempo gasto, uma participação de 21,7% do uso total de mídia digital.

Os pesquisadores observam que consumidores em vários dos 15 mercados mais importantes do mundo estão acelerando a transição para smartphones, enquanto o crescimento do consumo de tablets nos Estados Unidos se destaca.

O estudo também constata que o tempo gasto pelo consumidor com outras mídias digitais, como vídeo OTT, mídia DOOH (de digital out of home, ou mídia exterior) e videogames de console, deverá crescer 9,4%, para 1,8 hora este ano.

Por fim, os dados da pesquisa também informam que, no que se refere a receitas, aquelas geraras por mídia digital deverão crescer 13,6% em todo o mundo este ano, em comparação com aumento de 2,2% nas receitas de mídias tradicionais.

Image courtesy of KROMKRATHOG at FreeDigitalPhotos.net

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.