Como proteger os dispositivos da Internet das Coisas em uma rede Wi-Fi

0

O mais novo desafio para as empresas nesta era de extrema conectividade já não é o mais rápido e fabuloso modelo de smartphone ou o mais poderoso laptop conectados à rede. Mas sim a presença de novos e diferentes dispositivos que também foram incorporados, como luminárias inteligentes ou mesmo modernos sistemas de controle de acesso.

Mais e mais dispositivos desta natureza estão se conectando às redes corporativas, aumentando a visibilidade, criando um ecossistema de aplicações e reportando dados de volta para sistemas analíticos, que desta forma processam centenas de gigabits de dados todos os dias. E as empresas estão utilizando as suas rede wi-fi para suportar toda esta complexidade de operações.

No passado, projetar uma rede era algo muito mais simples. Bastava definir algo como: "Vou precisar de duas portas de rede por funcionário, sendo assim serão necessárias 300 portas de switch para a construção desta rede". O maior desafio consistia em como coibir que os funcionários instalassem software não autorizado em suas máquinas desktop.

Um longo caminho foi percorrido desde então. Primeiro vimos o ingresso de dispositivos não-ethernet à rede, depois o advento do BYOD e a prática de cada usuário incorporar de 3 a 5 dispositivos, a predominância de aplicativos Shadow IT (aplicativos instalados por departamentos diversos dentro da empresa com anuência de TI) em todos esses dispositivos móveis e ,agora, o surgimento do conceito BYOT – Bring your Own Thing.
Internet das coisas: quantos dispositivos conectados?

A Internet das Coisas (IoT) representa uma mudança fundamental no conceito de rede. Não é mais possível um planejamento baseado em "X dispositivos por usuário", pois vários dispositivos do tipo "não de usuário" também estão se conectando e compartilhando informações. E a maioria destes dispositivos não suporta uma autenticação baseada em usuário/senha. Neste novo modelo, identificar o tipo de dispositivo, quem precisa de acesso a ele e o que este usuário pode executar, transforma-se em um enorme desafio, principalmente quando se utilizam equipamentos de rede legados.

E é neste momento que uma arquitetura de rede altamente inteligente, distribuída, com foco na conexão e proteção de todos os dispositivos realmente passa a ser necessária.

Conectividade segura

Assumindo que a maioria dos dispositivos IoT não terá uma complexa gestão de Wi-Fi, provavelmente eles exigirão apenas uma chave pré-compartilhada.

Hoje, alguns fornecedores de ponta já disponibilizam arquiteturas de rede com recursos inovadores, que possibilitam, por exemplo, que usuários ou administradores gerem uma chave pré-compartilhada privada (PPSK), o que garante que cada dispositivo se conecte de forma segura com a rede Wi-FI. Mais importante ainda é que, usando o PPSK, os administradores podem criar grupos de chaves que definem quais permissões devem ser atribuídas a um dispositivo com essa chave. Por exemplo, o "grupo de impressoras" pode atribuir um dispositivo para a impressora VLAN e limitar o acesso por meio da política firewall, para garantir que não haja uso indevido.

Isso significa que os administradores não precisarão configurar múltiplas SSIDs apenas para suportar diferentes tipos de dispositivos – assegurar uma conectividade Wi-Fi de qualidade para todos os usuários e dispositivos será possível principalmente em função do tempo disponível de transmissão pelo ar.

Estas empresas de rede inovadoras são as mais preparadas para suportar o movimento da "Internet das Coisas", portanto, para elas, quanto mais dispositivos melhor. Vamos então adotar o BYOT!

Abby Strong , diretora de Marketing de Produto da Aerohive Networks

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.