ESET alerta para novo tipo de ataque a dispositivos Android

0

Os especialistas em segurança digital identificaram um tipo de ameaça ainda inédita para dispositivos móveis. Trata-se de um ataque de canal secundário (side channel attack), que utiliza a interface gráfica do usuário em aplicativos para tablets e smartphones para monitorar e roubar dados.

"A interface gráfica do usuário em aplicações para dispositivos móveis sempre foi uma preocupação para os especialistas em segurança digital e, até o momento, não se acreditava que ela poderia ser explorada para outra aplicação sem privilégios especiais. Mas tudo indica que isso está mudando", afirma Ilya Lopes, especialista de Awareness & Research da ESET Brasil.

Esse ataque de canal secundário citado pelo especialista explora a possibilidade de comunicação entre aplicações por meio de um canal de comunicação desprotegido, que até pouco tempo não era conhecido. Em outras palavras, esse ataque não utiliza modalidades já conhecidas: exploração de vulnerabilidades ou força bruta.

O ataque foi batizado de UI state interence attack (ataque por inferência na interface do usuário). Trata-se de uma técnica que aproveita o fato de que as interfaces das aplicações mais populares para dispositivos móveis revelam cada passo dos usuários – iniciar a aplicação, cadastro de login e senha, inserir dados do cartão de crédito, entre outros –, o que torna essas informações visíveis e possíveis de serem interceptadas por aplicações espiãs.

Esse tipo de ataque tem início quando o usuário baixa um aplicativo aparentemente legítimo e que não exige privilégios especiais. Uma vez instalado no equipamento, ele permite que o cibercriminoso, por meio de outro dispositivo móvel, observe o momento em que a vítima inicia uma aplicação específica – como internet banking, sites de compra, câmera de fotos, entre outros – e também quando o usuário insere dados pessoais.

Uma prova de conceito realizada por um grupo de investigadores da Universidade de Michigan (Estados Unidos) mostrou que 6 de cada 7 aplicativos para Android está vulnerável a esse tipo de ataque.

"Uma das formas de evitar esse tipo de ataque é sempre baixar os aplicativos de páginas oficiais e utilizar uma solução de segurança da informação específica para dispositivos móveis", aconselha Ilya Lopes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.