Interações sem limites: o que a cultura multicanal pode fazer pelo contact center

0

A interação que oferece satisfação mútua é a única que merece ser repetida.(B. C. Forbes)

Felicidade é ser compreendido e acolhido em seus desejos, qualquer que seja o meio de comunicação entre você e o outro. Os melhores contact centers sabem disso, e estão estudando – ou já aplicando – o que existe de mais avançado em tecnologia multicanal. Foi-se o tempo em que o modo de interagir com seu fornecedor passava unicamente pelo telefone ou, então, pela visita à sede física da empresa. Redes sociais (Facebook, Twitter, What'sApp, etc.,) chats e e-mails também são importantes canais de contato com o consumidor.

O IBOPE Media, por exemplo, informa que 2012 terminou com 92 milhões de brasileiros conectados à Internet. A extraordinária presença de dispositivos móveis (smartphones e celulares), por outro lado, também confirma essa tendência. Levantamento da ONU informa que, em 2013, o Brasil passou a contar com 70 milhões de usuários de smartphones. Outro universo que não para de crescer é o grupo de usuários de redes sociais, devendo atingir globalmente a marca dos 288 milhões até 2018 (dado da Frost & Sullivan). No Canadá, pesquisa da Forrester Research mostra que, na faixa etária de 25 e 34 anos, 55% dos consumidores usam as redes sociais como seu principal canal de interação com o contact center.

Tudo isso contribuiu para um quadro maior de multiplicidade de opções de acesso e uma grande convergência para canais digitais – outra pesquisa da Frost & Sullivan indica que o uso de canais digitais de interação entre os contact centers e o consumidor está presente em 31,69% do mercado brasileiro; esse instituto de pesquisa informa, ainda, que até o final deste ano, os serviços digitais devem movimentar R$ 6 bilhões. Fica claro que a visão multicanal está ligada à digitalização de serviços e interações que, antes, aconteciam ou na vida real ou por meio de ligações de voz.

Abordagem fragmentada prejudica relação com o cliente

A busca pelo multicanal é tão intensa que há casos de departamentos da empresa fornecedora (não o contact center) tomando a iniciativa de criar suas estruturas para isso. Esse tipo de iniciativa acontece fora de uma visão integrada da empresa e do perfil do consumidor, e pode trazer problemas. Além de redundância e inconsistência de dados, essa abordagem fragmentada não garante, para o cliente, uma experiência encantadora com seu fornecedor.

O caminho seguro para o ambiente multicanal deve ser feito de modo centralizado e integrado, com toda a empresa, em seus vários departamentos, debruçando-se sobre quem realmente interessa neste quadro: o cliente. Conheça bem, muito bem, o perfil de pessoas que serão atendidas pelo seu contact center. Entenda as diferenças entre gerações, entre geografias. Entenda qual canal, qual linguagem, deixa cada perfil de cliente feliz. É isso que irá habilitar o gestor de negócios e o gestor de infraestrutura de ICT do contact center a escolher o vendor de serviços e soluções que realmente fará seu negócio crescer.

Outra etapa importante desta evolução é compreender quais sãos as diferenças entre o contact center monocanal, o pluricanal e o multicanal – a evolução que o mercado está realmente buscando.

Monocanal: o começo de tudo

O atendimento monocanal é o mais simples e acontece através de uma única plataforma. Em geral, o monocanal acontece por voz (telefone), mas no passado podia ser presencial – para o consumidor ser atendido, tinha de ir fisicamente até a loja. Apesar de ser a modalidade mais simples, esta pode ser uma boa opção se o agente é eficiente e atende os objetivos do cliente. É importante lembrar que o consumidor só quer resolver seu problema, sem se preocupar com a plataforma ou os canais que o contact center disponibilize para essa interação.

Pluricanal e a falta de integração

O atendimento pluricanal, apesar de apresentar ao consumidor a opção de utilizar "n" canais, tem o inconveniente de manter esses canais isolados. Embora as diferentes plataformas – e-mail, voz, chat, WhatsApp – estejam lá, não há interação entre elas. Curiosamente, percebemos que muitas empresas dizem oferecer o multicanal quando, na verdade, disponibilizam um atendimento pluricanal. Quem checar a satisfação dos consumidores do contact center que usa a tecnologia pluricanal descobrirá que as pessoas continuam frustradas com a segmentação do atendimento. Se for necessário mudar, por exemplo, da interação via voz para a interação via e-mail, o contato terá de recomeçar do zero, sem integração nenhuma.

Forças e desafios do Multicanal

E, por fim, existe a visão multicanal de fato. Nesta modalidade, interações via voz, e-mail, chat, etc. são completamente integradas entre si, promovendo uma visão holística do consumidor e de sua demanda junto ao contact center. Com isso, o agente pode utilizar os diferentes canais para interagir com o cliente e pode migrar de um canal para o outro. Isso trás muitas vantagens para o consumidor – que consegue dar continuidade ao assunto que estava tratando, mesmo se trocar de um canal para o outro – e para a empresa, que passa a contar com uma gestão única e integrada de todas as interações, independentemente do canal.

Por outro lado, o atendimento multicanal é mais exigente por demandar maior habilidade do ponto de vista tecnológico – afinal, essa é a modalidade onde é possível atender e navegar entre mídias/canais. Do ponto de vista humano, o desafio do multicanal é formar um mesmo atendente que possa conseguir interagir de forma hábil e com diferentes linguagens e recursos por todos os canais colocados à disposição do cliente. Apesar de não ser uma plataforma adotada ainda por todas as empresas, este tipo de serviço é uma tendência para os próximos anos.

É bom lembrar que, para ampliar os canais, é essencial que o gestor do contact center tenha em mãos todo o desenho dos serviços que serão prestados por esta área. Antes de tornar o multicanal uma realidade, é fundamental criar uma cultura de melhores práticas em que tanto a infraestrutura de tecnologia e comunicação como o agente propriamente dito estejam organizados para isso.

Pedro Silveira, gerente de Marketing e de Geração de Leads da Interactive Intelligence América Latina

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.