A Mercer Marsh Benefícios deverá lançar oficialmente em breve uma plataforma de informações baseada em data analytics, oferecendo aos clientes informações em tempo real e on line, agrupando dados dos funcionários, integrando-os a painéis, relatórios e outros importantes índices, como relatórios de planos médicos e odontológicos, permitindo análises detalhadas e fontes pesquisas para que as empresas possa tomar decisão em relação os investimento de saúde dos colaboradores.
A importância do papel desempenhado pelos dados, a análise e a tecnologia para ajudar a simplificar os planos de benefícios, gerenciar programas efetivos e sustentáveis buscam alcançar o melhor resultado para as departamentos de recursos das empresas, que enfrentam o desafio do conscientizar os usuários no uso responsável pelos usuários, no custo do aumento do dólar, passivos gerados por benefícios pós emprego, envelhecimento da população, entre outros.
O tema foi tema de discussão da primeira edição do Fórum realizado pela empresa, com o tema Repensando o Modelo de Gestão, apresentando uma análise dos 20 anos da Lei 9.656 (Lei dos Planos de Saúde) e seus reflexos no mercado de planos corporativos. Hoje, o plano de saúde é o 3º bem mais desejado pelos brasileiros e 95% consideram-no fator decisivo na escolha do emprego.
"O atual mercado de saúde movimenta mais de R$ 200 bilhões em prêmios e está em plena ascensão, pois somente 28% da população têm acesso aos planos de saúde. Este cenário impacta diretamente os programas de gestão de saúde corporativos, que estão se transformando para aportar maior qualidade de vida aos colaboradores e apoiar o controle de custos das empresas", explica Marcelo Borges, diretor executivo da Mercer Marsh Benefícios.
Nesta primeira edição do Fórum, com o tema Repensando o Modelo de Gestão, será apresentada uma análise dos 20 anos da Lei 9.656 (Lei dos Planos de Saúde) – os reflexos da Lei no mercado de planos corporativos e para as empresas que oferecem planos aos seus colaboradores.
O evento discutiu a visão dos grandes players do setor de saúde suplementar e suas iniciativas e contribuições no controle e redução dos custos em saúde, bem como perspectivas a respeito das inovações no setor de saúde com casos práticos de utilização da tecnologia e integração de dados na gestão da saúde.
"Promoveremos um encontro focado em ampliar a visão sobre as disrupções e inovações que vêm impactando o mercado de saúde, e seus diferentes players, podem converter-se em oportunidades", explicou Borges.
O cenário discutido grandes corporações e planos de saúde mostram que o setor vive um desafio no modelo de negócios com a judicialização da saúde; com a cobertura padronizada pela ANS revisada a cada dois anos; normas e regulamentos que impactam os planos de saúde; aumento do desemprego, modelos alternativos de atendimento e a falta de engajamento dos colaboradores nos cuidados da sua própria saúde.
Empresas como Bridgestone, Clariant e Unilever apresentaram suas ações que envolvem conscientização junto a lideres dentro das organizações, programas de educação, ações de motivação, esclarecimentos evitar a utilização indistinta dos planos, que trazem como consequência aumento de custos.
Os representantes dos planos de saúde mostraram como estão usando tecnologia, como aplicativos móveis para facilitar a gestão dos benefícios e incentivar programas de bem-estar. Ao mesmo tempo, testam diferentes modelos de negócios e remuneração, onde informações baseadas em dados estão se tornando cada vez mais relevantes.
Participaram desse painel: Claudia Maria Montenegro Teixeira, da Bridgestone; Luiz Camargo, Diretor Executivo Comercial da CarePlus; Flávio Bitter, Diretor Gerente da Bradesco Saúde; Maurício Lopes, Vice-Presidente de Saúde e Odonto da SulAmérica; Théra Marchi, Sócia do escritório Pinheiro Neto Advogados; Jeane Tsutsui, Diretora Executiva da Marca Fleury; Hugo Rodrigues, Rewards Director na Unilever; Leandro Muller de Arruda, Gerente de Saúde da Clariant para a América Latina; dra Antonietta Medeiros da Mercer Marsh Benefícios.