Publicidade
Início Serviços Mercado (Services) Aumenta número de robôs: mercado de automação tem alta mundial em 2019

Aumenta número de robôs: mercado de automação tem alta mundial em 2019

0
Publicidade

Em 2019 houve um aumento de mais de 18% no fundo composto por 90 empresas de ponta na indústria de robótica, automação e inteligência artificial – o ROBO Global’s Robotics and Automation Index ETF, primeiro índice de benchmark do mundo a rastrear empresas do segmento.

O ganho do fundo no ano – que corresponde a quase 35% do ganho total do ETF acumulado desde o seu lançamento em 2013 – representa uma tendência que mostra estarmos nos aproximando de um momento decisivo para a indústria robótica na economia mundial. O uso de robôs em todo o mundo aumentou três vezes nas últimas duas décadas, para 2,25 milhões, de acordo com relatório da Oxford Economics. A previsão é de que 20 milhões de robôs estejam em uso industrial até 2030 .

O brasileiro especialista em automação industrial, Marcelo Miranda, explica que os próximos anos devem ser de mudanças tecnológicas que mudarão o modo de operar das empresas. “Estamos à beira de uma transformação globalizada que irá mudar a economia como um todo. Por meio da combinação de tecnologias como Automação, Inteligência artificial, Internet das coisas, Manufatura Aditiva e Manufatura Customizada, os fabricantes poderão criar novos modelos de negócios, mais produtivos, seguros e menos onerosos devido à alta capacidade de otimização dos processos”, explica o especialista, que atua no mercado há mais de 30 anos e é CEO da Accede Automação Industrial.

Economia Mundial

Ainda de acordo com o levantamento da Oxford, até 2030 os robôs serão peça-chave na produção e se tornarão 8,5% da força de manufatura global, 20 milhões de máquinas estarão em uso, somente a China terá cerca de 14 milhões de robôs de fabricação. Atualmente, o país asiático detém grande parte dos robôs em atividade no mundo: quase 20% do total.

“Já estamos vivendo a chegada do futuro e na próxima década isso será ainda mais palpável. No cotidiano industrial, empresas globalizadas terão automação de ponta e inteligência artificial. Diferentes segmentos de produção serão cada vez mais impactados pela robótica e pela inteligência artificial. Automação logística, segurança e vigilância são setores de grande destaque de robotização, além das áreas que envolvem a manufatura e que atualmente já contam com robôs em operação”, acrescenta Miranda.

O estudo prevê que, se de fato houver aumento de 30% nas instalações de robôs em todo o mundo, isso adicionaria US $ 5 trilhões ao PIB global. Segundo a Oxford, isso equivale a aumentar a economia global em US $ 4,9 trilhões até 2030 (em preços atuais) – o equivalente a uma economia maior do que a projetada para a Alemanha.

Novos empregos

A chegada do maquinário tecnológico levanta debates comuns em diferentes partes do mundo. Entre os pontos abordados em perspectiva mundial, o futuro dos empregos. De acordo com dados do relatório The Future of Jobs, publicado recentemente pelo Fórum Econômico Mundial, quase 50% das empresas esperam que a automação leve a alguma redução de sua força de trabalho de tempo integral até 2022.

Entretanto, a expectativa para o futuro dos empregos ainda é positiva. A partir de uma nova divisão do trabalho, poderão ser criados, 133 milhões de novos postos de trabalho que integram máquinas e humanos até 2022. “Devido ao grande número de máquinas sendo implementadas nos processos produtivos, haverá uma mudança estrutural na relação entre empregos e mercado. Podemos esperar uma nova categoria de trabalho, baseada em qualificação e educação. Essa mudança, acredito, também ajudará o homem a ocupar posições mais favoráveis e diminuir o trabalho repetitivo, insalubre, monótono e muitas vezes isolado, sem convívio social durante o expediente. Muito além da força, a inteligência humana será mais valorizada”, argumenta Marcelo Miranda.

Nova relação homem x máquina

O especialista comenta que muitos trabalhadores exercem suas atividades isolados do convívio com outros trabalhadores e em muitos casos, repetindo tarefas que demandam baixa ou quase nenhuma necessidade de raciocínio. Isso afeta a motivação do trabalhador diariamente e é um desperdício da capacidade humana. Segundo ele, as novas tecnologias podem substituir esse tipo de função, proporcionando a oportunidade de migração da mão de obra para atividades onde pensar e tomar decisões sejam passos relevantes do processo.

“Um exemplo de atividade que isola o trabalhador é a função de “Picker” ou “Pegador”. Essa tarefa, na logística e no comércio, exige que o trabalhador obedeça a uma máquina (computador) e vá aos locais onde estão os produtos, apanhe-os e coloque-os em cestos, devendo fazê-lo num período cronometrado e altamente controlado. Robôs logísticos e manipuladores podem executar tarefas assim e, ao contrário do que parece à primeira vista, esse tipo de mudança não elimina o emprego do trabalhador e sim possibilita uma mudança no uso da força de trabalho, abrindo novas oportunidades e até novas profissões”, explica Miranda.

O relatório The Future of Jobs comprova que, de fato, alguns postos de trabalho serão extintos com o incremento da automatização: 75 milhões de empregos poderão ser substituídos, mas sem causar estranhamento. Miranda explica que as mudanças são graduais e já podem ser percebidas no cotidiano. “Aos poucos você consegue notar uma nova função surgindo em uma empresa e outras que já não fazem mais sentido. Robôs e máquinas já estão trabalhando ao nosso lado, mudando a maneira como vivemos e trabalhamos. Os robôs colaborativos, nome dado à categoria de robôs que podem trabalhar seguramente ao nosso lado, estão cada vez mais em uso. Essa nova maneira de trabalho colaborativo divide as tarefas aproveitando o que homem e máquina fazem de melhor”, finaliza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile