Brasil ganha nova plataforma do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira

0

Uma boa notícia para instituições e pesquisadores do país ligados ao Meio Ambiente. Será lançado nesta terça-feira, 27, o Atlas SiBBr, nova plataforma do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), com informações valiosas sobre os ecossistemas brasileiros, coletadas de diversas fontes nacionais e estrangeiras.

A iniciativa é da Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas (Sefae) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

O principal objetivo do Atlas SiBBr é implementar uma infraestrutura nacional de dados e informações sobre a biodiversidade que possa subsidiar políticas públicas, apoiar ações de conservação e de uso sustentável, bem como promover o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira.

A execução dos serviços de customização e implementação dos módulos do Atlas SiBBr é de responsabilidade da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a ferramenta, que foi desenvolvida pela Austrália, já funciona em outros países para integração e disponibilização de dados de biodiversidade.

Segundo o Secretário de Políticas para Formação e Áreas Estratégicas, Marcelo Morales, o SiBBr torna-se uma ferramenta essencial nas pesquisas acadêmicas e na gestão ambiental ao disponibilizar um amplo conjunto de dados das espécies brasileiras e possibilitar cruzamentos diversos com estudos especializados.

O Atlas SiBBr tem um grande diferencial, ao reunir dados sobre a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros a partir de diversas fontes no Brasil e no exterior. "Essa é uma grande ferramenta para a comunidade científica e estará disponível de forma online e gratuita", destacou o gerente de Soluções da RNP, Christian Miziara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.