Pesquisa aponta avanço do multicloud na América Latina

0

A F5 anuncia os resultados da pesquisa de 2020 sobre a maturidade da América Latina em relação ao uso de aplicações de missão crítica. O Relatório Anual do Estado dos Serviços das Aplicações LATAM foi feito a partir de entrevistas com 198 líderes de segurança e TI do Brasil, México, Argentina, Colômbia e Chile.

As aplicações desempenham um papel fundamental para todas as empresas que avançam em direção à economia digital. Sua missão é ajudar as organizações a agilizar, aumentar a eficiência e entregar a melhor UX (user experiencie) a clientes e colaboradores digitais. As aplicações que permitem o desenvolvimento de negócios não se limitam estritamente àquelas que suportam as vendas – estas representam apenas 45% do portfólio de aplicações de uma organização. Há, também, aplicações de uso interno, voltados à melhoria da produtividade, processos departamentais etc. Essas aplicações internas são essenciais para a digitalização dos processos de negócios da organização.

À medida que as atividades de negócios digitais amadurecem, as empresas usuárias procuram combinar serviços digitais de setores ou segmentos anteriormente desconectados.

Esse movimento insere-se na tendência da transformação digital e acaba gerando novos ecossistemas digitais essenciais para suportar o crescimento dos negócios. Os líderes de segurança e TI da América Latina entrevistados para a pesquisa da F5 apontam que o uso da nuvem, automação, orquestração e análise de ameaças em tempo real serão as principais tendências estratégicas para o período os próximos cinco anos.

O estudo também mostra que 87% das organizações estão em processo de transformação digital. Nove em cada 10 organizações na América Latina estão trilhando jornadas de transformação digital.

De acordo com o levantamento, 77% das organizações estão automatizando as operações de rede para aumentar a eficiência.

Não é novidade que, visto que os principais motores da transformação digital são a otimização de TI e dos processos de negócios, a maioria das organizações na América Latina estão automatizando suas operações de rede.

As ferramentas favoritas para a automação de rede continuam sendo soluções proprietárias da VMware (43%) e Cisco (37%), seguidas por ferramentas de código aberto (31%) e CI / CD (27%).

Em relação ao uso de ferramentas de código aberto, as organizações na América Latina estão consideravelmente à frente de suas contrapartes globais (23%). O favorito de CI / CD, Jenkins, conquistou impressionantes 20% da base de usuários de automação de rede na América Latina. O uso do repositório como parte do kit de ferramentas de automação permanece baixo, o que não é surpreendente, pois essa tecnologia tende a ser considerada uma ferramenta de desenvolvimento.

Transformação digital, plataformas em nuvem e arquiteturas modernas estão impulsionando a adoção de novos serviços de aplicações. Para 81% dos entrevistados pela F5, a segurança continua a ser sua principal prioridade. Isso vale tanto para aplicações rodando on-premises como na nuvem pública. Essas aplicações exigem serviços modernos para atender aos requisitos de escala, segurança e disponibilidade.

Pelo terceiro ano consecutivo, 66% dos entrevistados na América Latina concordaram que a pior coisa que eles poderiam fazer é implantar uma aplicação sem serviços de segurança. Oitenta e três porcento das organizações ainda atribuem a responsabilidade primária pelos serviços de aplicações aos times de TI, com mais da metade mudando para equipes de DevOps.

Os times de operações e infraestrutura de TI continuam a assumir a responsabilidade pela seleção e implementação de serviços de aplicações. No entanto, conforme as organizações expandem seus portfólios de aplicações e passam a adotar contêineres nativos da nuvem, os times DevOps estão se tornando mais responsáveis pelos serviços de aplicações.

Com todo o burburinho em torno do DevOps e os movimentos subsequentes de "Ops", é irônico que o único grupo deixado de fora seja o de operações de TI.

Os pontos investigados pela F5 deixaram duas questões claras: para as organizações, oferecer as melhores e mais seguras UXs as ajudará a atrair e reter clientes. Para que isso aconteça, a agilidade é fundamental para desenvolver ou adaptar aplicações que respondam rapidamente às novas oportunidades de negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.