FAAP cria centro de inovação em forma de cubo futurista

0

A partir destra quarta-feira, 27/9, quem passar pela pelas imediações da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo, vai ser surpreender com uma obra em formato de cubo, com paredes envidraças que mudam de cor, que sobre um único eixo central, abrigando em seu interior vários notebooks wireless.

Essa obra futurista é o Centro Inova de Tecnologia, inaugurada oficialmente no campus da Universidade, que na verdade é laboratório de TI com avançados recursos tecnológicos que dará suporte aos professores e alunos das sete faculdades, em projetos de inovação.

Segundo Antonio Bias Bueno Guillon, diretor presidente da Fundação, esse projeto significa mais um passo para colocar a escola em nível internacional, e também atrair empresas investidoras que queiram desenvolver tecnologia, nos moldes do que acontece com as Universidades em outros países.

Trata-se de um núcleo de desenvolvimento de negócios e projetos de alta tecnologia, de forma cúbica, transparente e giratória, concentrado em uma área de 20,8 metros quadrados e com acesso controlado por um sistema que reconhece as veias da palma da mão do visitante, o PalmSecure.

?O conceito do projeto é o de obra de arte, aliando uma infra-estrutura tecnológica a um design arrojado, que pode ser apreciado de dentro e de fora do campus, com perspectivas diferenciadas durante o dia e à noite?, explicou Ricardo A. L. Julião, arquiteto responsável pelo projeto.

A idéia é estimular a criatividade e o empreendedorismo do aluno em um ambiente futurista e transparente. ?Este projeto quebra os paradigmas de que o desenvolvimento da tecnologia se dá em ambientes confinados. Além disso, é multidisciplinar, por misturar alunos de diferentes carreiras, sendo assim mais um convite à criatividade?, completa o prof. Francisco Paletta, diretor da Faculdade de Computação e Informática da FAAP.

O Cubo

Segundo Paletta, por ser giratório, o Centro Inova de Tecnologia passa a impressão de estar solto do chão, proporcionando uma sensação de leveza necessária a um referencial de tecnologia. À noite, o local fica ainda mais futurista, com seus contornos evidenciados por uma iluminação com leds e projeção colorida de imagens em suas paredes. A peça tem 11,5 toneladas, gira 360 graus a cada hora e tem capacidade para oito pessoas.

Todo o sistema de alimentação elétrica da peça se localiza em seu eixo central, assim como seu sistema de regulagem de temperatura, que é fixado no piso. Montado em chapa de aço inoxidável, o piso é perfurado, o que permite que o ar-condicionado seja insuflado de maneira uniforme por todo o espaço. Além disso, o piso é elevado a fim de acomodar todo o sistema elétrico e facilitar a manutenção.

Alguns dos materiais estão sendo utilizados pela primeira vez no Brasil, como a tela metálica GKD, que tem por objetivo reduzir a passagem da radiação solar. ?Com este projeto, a FAAP se mostra, mais uma vez, atenta às necessidades do mercado, oferecendo ao aluno recursos muitas vezes inéditos. Nosso objetivo, com ações como esta, é formar gestores tecnológicos, profissionais que, além das qualidades técnicas, possuam formação em gestão, gerando inovação na área de tecnologia?, explica Paletta.

Parceria com empresas

O projeto foi desenvolvido em parceria com várias empresas de tecnologia. ?Por se tratar de uma instituição de ensino, as parcerias se tornam acordos de cooperação tecnológica, que visam à transferência de tecnologia de ponta, know how, treinamento e programas de certificação. Além da otimização das diversas tecnologias disponibilizadas por estas empresas, a idéia é criar uma aproximação ainda maior do aluno com o mercado?, define Paletta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.