Publicidade
Início Segurança Cases Prefeitura de Gravataí fortalece segurança de sua rede

Prefeitura de Gravataí fortalece segurança de sua rede

0
Publicidade

A prefeitura de Gravataí – município de 250 mil habitantes e a 4ª maior economia do Rio Grande do Sul – investiu em uma nova estrutura de tecnologia da informação para garantir a segurança de sua rede de computadores de ataques de hackers e da infecção por vírus e malwares.

Sob a coordenação do Escritório Público de Tecnologia da Informação (EPTI), a prefeitura implementou um novo servidor UTM (Unified Threat Management) da BluePex  e a versão corporativa do antivírus brasileiro AVware Defesa BR, também fornecido pela empresa.

As melhorias promovidas na infraestrutura de segurança de rede são parte de um amplo projeto de atualização do parque de tecnologia de informação da prefeitura, que vem sendo desenvolvido pela nova gestão do município. Esse projeto contempla também novos sistemas de gestão, servidores, cabeamentos e a compra de novos computadores para substituir equipamentos já obsoletos.

A necessidade de investir em infraestrutura de segurança da informação surgiu no momento em que a prefeitura iniciou a implantação de um novo sistema de gestão e isso evidenciou uma série de vulnerabilidades na rede, composta por 400 computadores. “Durante duas semanas, sofremos uma série de ataques, que comprovaram que o servidor firewall com base em Linux e os antivírus que usávamos não eram eficientes. A partir daí buscamos rapidamente uma nova tecnologia”, afirma Selma Fraga, coordenadora do EPTI.

Para solucionar este problema, o EPTI adquiriu o servidor BluePex UTM e o antivírus AVware Defesa BR, a mesma suíte que é utilizada pelo Exército Brasileiro. Em conjunto, profissionais da BluePex, da Ciclo2, revenda de produtos de tecnologia da BluePex, e do EPTI implementaram ambas tecnologias e realizaram uma limpeza no ambiente de rede, que resultou na detecção e exclusão de 160 mil vírus e malwares.

Para Nilson Pickler, diretor Comercial da Ciclo2, a urgência na implementação das soluções foi um dos principais desafios do projeto. “No momento em que iniciamos o trabalho, a prefeitura estava sofrendo uma série de invasões em sua rede. Durante um final de semana, realizamos todo o processo de limpeza e restabelecemos a comunicação da rede, que tinha sido interrompida”, explica.

De acordo com Selma Fraga, além de promover uma filtragem e garantir a segurança em relação aos dados que ingressam no ambiente de TI da prefeitura, a utilização do BluePex UTM vem permitindo ao EPTI agir estrategicamente para garantir a eficiência da rede. “Antes não tínhamos um trabalho estratégico, e os profissionais de informática atuavam apenas na resolução dos problemas imediatos dos usuários. O UTM nos fornece informações estatísticas sobre o tráfego na rede, o que é fundamental para que possamos agir proativamente e planejar novas melhorias”, explica.
Entre os benefícios já comprovados do uso da tecnologia estão a possibilidade de gerenciar o acesso a redes sociais, ferramentas de chat e sites maliciosos, que podem ser fonte para o ingresso de malwares. Por contar com recurso de balanceamento de links, o UTM também permitiu à prefeitura contar com um segundo link de dados, o que garante acesso à internet mais estável e sem falhas.

Já o uso do AVware Defesa BR vem possibilitando ao EPTI contar com todas as vantagens de uma suíte de antivírus corporativa. “Antes deste projeto, usávamos diferentes tipos de antivírus na prefeitura, e por isso não havia como gerenciar a rede de uma forma única. Além de mostrar eficiência no combate aos vírus, o AVware Defesa BR permitiu essa padronização”, diz Selma.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile