Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Microsoft firma acordos com Renault-Nissan e Adobe para impulsionar serviços de nuvem

Microsoft firma acordos com Renault-Nissan e Adobe para impulsionar serviços de nuvem

0
Publicidade

Como parte da estratégia para impulsionar seu negócio de nuvem, a Microsoft anunciou nesta segunda-feira, 26, durante sua conferência para empresas e profissionais de TI Ignite, em Atlanta, nos EUA, dois importantes acordos de parceria. O primeiro deles foi com a aliança Renault-Nissan, por meio do qual ela será fornecedora de serviços de computação em nuvem para os carros fabricados pelas marcas. O outro é um acordo com a Adobe que fará da Microsoft Azure sua plataforma de nuvem “preferida” para algumas ofertas a clientes corporativos.

Famosa por seu software de edição Photoshop e o Adobe Reader, programa leitor de PDF mais popular do mercado, a Adobe irá deslocar os clientes executem seus produtos corporativos Adobe Marketing Cloud, Adobe Creative Cloud e Adobe Document Cloud para o Azure. A Microsoft, por sua vez, fará o Adobe Marketing Cloud o “serviço de marketing preferido” para a sua oferta de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) na nuvem Dynamics 365.

A Adobe, porém, continuará a trabalhar com a Amazon Web Services (AWS) da Anmazon.com, mas planeja colocar Azure no centro de seus desenvolvimentos de computação em nuvem daqui pra frente. “Nós vamos concentrar nossa inovação e esforços no Azure”, disse o CEO da Adobe, Shantanu Narayen.

As duas empresas estão colaborando em integrações de dados a fim de que garantir que os clientes possam trabalhar facilmente em aplicações Adobe Marketing Cloud e Dynamics 365, alavancando a inteligência artificial, a aprendizagem automática e analítica avançada. Os clientes poderão usar essas integrações em soluções Adobe e Microsoft a fim de criar novas vendas orientadas por dados e capacidades de marketing.

Os termos financeiros do acordo não foram revelados. No último trimestre, a Adobe, que transformou seu negócio nos últimos anos para se concentrar em serviços de nuvem, registrou US$ 1,5 bilhão em vendas.

Carros autônomos

Já o acordo com a Renault-Nissan é parte da estratégia das duas montadoras de automóveis para avançar no desenvolvimento de veículos conectados. A Microsoft vai construir a infraestrutura de nuvem para as duas companhias, a qual irá hospedar dados de navegação e permitirá aos motoristas preverem, por exemplo, o consumo de combustível e monitorar seus carros remotamente, disse a fabricante de software em um comunicado nesta segunda-feira, 26.

A Microsoft também irá ajudar a Renault e a Nissan desenvolverem interfaces de usuário para suas marcas. Os veículos com os novos recursos poderão chegar ao mercado já em 2018, em mais de dez modelos. A previsão é que dois anos depois, a tecnologia de condução autônoma já esteja disponível nos carros das marcas.

Os acordos de parceria entre empresas de tecnologia e montadoras de carros estão florescendo, em decorrência da mudança de foco destas últimas para tecnologias de condução autônoma e digitalização. Na semana passada, a Renault e a Nissan disseram que estão adquirindo, por meio da aliança que formaram a desenvolvedora francesa de software Sylpheo.

Em março, a General Motors anunciou a compra da fabricante de software para condução autônoma de veículos Cruise Automation. A Fiat Chrysler Automobiles, por sua vez, fez uma parceria com o Google para desenvolver minivans autônomas, enquanto a BMW, Audi e Daimler compraram a divisão de mapas da Nokia para melhorar os seus serviços de localização, característica fundamental da tecnologia de condução autônoma.

“Os carros estão se tornando cada vez mais conectados e inteligentes, e a parceria com a Microsoft nos permitirá acelerar o desenvolvimento de tecnologias-chave necessárias para permitir cenários que nossos clientes querem e construir novos automóveis que eles sequer teriam imaginado. O nosso objectivo é tornar-se um provedor de mobilidade conectando todos por meio de uma plataforma global única”, disse Ogi Redži?, vice-presidente sênior de veículos conectados e serviços de mobilidade da Renault-Nissan Alliance, ao Seeking Alpha, site especializado no mercado financeiro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile