Twitter pesquisa tendências dos consumidores para compartilhar e recomendar conteúdos em vídeo

0

Em um mundo em que as pessoas têm cada vez menos tempo e são estimuladas nos mais diferentes meios, chamar a atenção do consumidor é um desafio para as marcas. Neste cenário, o vídeo desponta como formato para fazer o consumidor  prestar atenção no conteúdo. Partindo dessa tendência, o Twitter encomendou a pesquisa "O Poder de Influenciar" para a Ipsos cujo objetivo era entender quem é o consumidor de vídeo online – como ele se conecta e como ele se comporta – e qual é o papel do Twitter nesse contexto.

A pesquisa "Vídeo no Twitter – O poder de influenciar" mostrou que os consumidores de vídeo online estão cada vez mais conectados (72% deles acessam a internet via dois ou mais dispositivos), presentes em diversas plataformas (4,3 é o número médio de redes nas quais as pessoas possuem perfis; e 78% declaram estar com mais de uma plataforma aberta simultaneamente) e móveis (dois em cada três consumidores de vídeo têm o celular como principal meio de acesso à internet; além disso, um em cada cinco consumidores só acessa a internet via celular no Brasil – este patamar está em 31% nos Estados Unidos).

O estudo também indica que os usuários acessam as plataformas com intuitos diversos, como se conectar com amigos e familiares, se atualizarem, se entreterem e acessarem assuntos de interesse.

"Estudos globais apontam uma tendência de que está crescendo o número de pessoas que declaram entrar nas plataformas para se atualizar e acessar conteúdos de interesse, enquanto cai o número de pessoas que afirmam que o motivo para estar nas plataformas é o contato com amigos e familiares (conexões pessoais). E a pesquisa da Ipsos mostra que o Twitter é percebido pelo consumidor de vídeo como uma plataforma de atualização e aproximação a temáticas de interesse", diz Marcela Doria, diretora de pesquisa do Twitter para a América Latina.

O levantamento da Ipsos divide os consumidores de vídeos nas plataformas em três grupos: os passivos, que consomem conteúdo sem interferir; os engajados, que se tornam viralizadores de conteúdo; e os colaboradores, que produzem, reproduzem e recomendam conteúdo. Os perfis "engajado" e "colaborador" são os mais presentes no Twitter, de acordo com o estudo. "Enquanto que em outras plataformas o usuário tende mais a curtir vídeos de assuntos familiares e pessoais, no Twitter os usuários estão mais propensos a compartilhar e recomendar vídeos de assuntos de interesse, dada a natureza da plataforma de ser uma rede que conecta as pessoas aos seus interesses", afirma Marcela.

De acordo com a pesquisa, Tweeteiros são viralizadores e amplificadores de conteúdo, e essa é uma constatação válida também para o formato de vídeos. "Essa é uma ótima forma de as marcas conquistarem um alto grau de compartilhamento para seus vídeos." No Twitter, duas em cada três pessoas compartilharam conteúdo de marcas nos últimos três meses, – 70% gostou do conteúdo, 67% o achou interessante e 48% gostaria que seus seguidores vissem aquele conteúdo.

twitter
clique na imagem para ampliar

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.