Publicidade
Início Notícias Gestão CEMIG migra data center para ambiente terceirizado

CEMIG migra data center para ambiente terceirizado

0
Publicidade

A Sonda Ativas firmou parceria com a Hewlett Packard Enterprise para realizar a migração do data center próprio da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais S.A) para um ambiente terceirizado. O data center da CEMIG tinha um sistema de storage com discos mecânicos tradicionais com tempos de backup defasados, alto e custo com renovação do suporte. Focada na melhoria de desempenho e redução de custos, a Companhia de Energia Elétrica decidiu migrar a infraestrutura para o ambiente da Sonda Ativas.

Depois de muitos estudos e reuniões e preocupada em oferecer tecnologia de ponta para o cliente, a Sonda Ativas chegou à conclusão que, melhor que preparar um ambiente bolha para as migrações, seria criar um ambiente definitivo. De acordo com a Sonda Ativas, o que foi determinante para a escolha da HPE como parceira nesta empreitada foram os requisitos técnicos e o valor da solução, além da capacidade comprovada para realizar uma entrega com essa complexidade e disponibilidade do canal Digiopen, que também teve uma participação muito engajada e bastante relevante.

O plano consistia em fazer a migração do data center da CEMIG para a Sonda Ativas com atualização da tecnologia e sem impactar o negócio, ou seja, sem paradas ou reduzindo o tempo de paradas nas migrações que envolviam as principais aplicações do cliente. Para isso, foram utilizados dois Storages HPE 3PAR, uma solução de backup StoreOnce, oito switches SAN HPE 8/8, além de um chassi com lâminas para montar o ambiente e assim viabilizar o serviço de migração de dados.

O processo da mudança de data center, envolvendo o planejamento e as migrações, teve a duração de 12 meses divididos em quatro fases, com a participação da HPE em três delas. Na primeira fase de participação da HPE foi feita a ativação dos equipamentos. Na segunda e terceira fases, foi feita a migração de dados dos sistemas que estavam em storages legados da CEMIG para os novos sistemas de armazenamento, com 90% dos dados migrados pela HPE, e sempre sob a coordenação da SONDA Ativas.

Todo o projeto teve duração de pouco mais de oito meses, de abril de 2016 a setembro de 2016.

O resultado dessa parceria, ao contrário do previsto pela CEMIG no início, foi uma migração tranquila e o cliente Sonda Ativas ficou muito satisfeito. “Foram 40 Go lives em um ano, sendo apenas um ambiente que tivemos que executar o plano de retorno, porém na segunda tentativa obtivemos êxito na migração deste ambiente”, contou. “A forma como planejamos foi exatamente a forma como executamos e entregamos. Não tivemos atrasos em nenhuma das fases”, explicou Arouca.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile