Cisco coloca legado do Porto Maravilha e das Naves do Conhecimento à disposição da prefeitura do RJ

0

A Cisco colocou à disposição da Prefeitura d Rio de Janeiro todo o legado do Porto Maravilha e das Naves do Conhecimento. Utilizadas nos projetos de legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, as soluções foram desenvolvidas em conjunto com a cidade e podem ser utilizadas para dar continuidade e expandir as iniciativas sociais e urbanas que a empresa apoiou durante a fase de preparação dos Jogos.

Toda a infraestrutura, a exemplo da Plataforma Urbana Conectada WiFi no Porto Maravilha e a plataforma de redes, colaboração e telepresença nas Naves do Conhecimento, está sob a gestão da cidade do Rio de Janeiro.

As Naves do Conhecimento, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, oferecem para a população do Rio de Janeiro cursos gratuitos de ponta para capacitação profissional em áreas da economia criativa, dentre eles, cursos de TI, como os cursos do programa Cisco Networking Academy, que conta com o maior laboratório de redes Networking Academy do Brasil, abrindo um novo horizonte profissional para milhares de jovens.

Na região do Porto Maravilha, a infraestrutura WiFi proporciona conectividade, suporta a implementação de novos serviços públicos e viabiliza uma melhor operação urbana da região. Ao todo, são 26 pontos de acesso que cobrem uma área de 100.000 m² na Praça Mauá e na Orla Conde, utilizados para permitir o acesso à internet gratuito para visitantes e residentes durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O objetivo com a doação é permitir a continuidade do projeto após os Jogos.

Já na área de educação, deu-se seguimento ao programa de capacitação profissional em TI realizado nas Naves do Conhecimento por meio do programa Cisco Networking Academy, que fez parte do Abraça Rio 2016, programa oficial de sustentabilidade desenvolvido pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. O programa Networking Academy nas Naves do Conhecimento tem como objetivo profissionalizar e preparar jovens de comunidades carentes da cidade para o mercado de trabalho. Mais de 550 pessoas já concluíram os treinamentos Cisco, reconhecidos mundialmente, entre junho de 2016 e julho deste ano.

Como parte do compromisso de digitalizar o Brasil e transformar a forma como as pessoas interagem e desenvolvem novas soluções usando a Internet das Coisas (IoT), a Cisco desenvolveu, em conjunto com o Laboratório de Atividades do Museu do Amanhã, o "DataSensing – Experiências na Internet das Coisas". A iniciativa faz parte da série de cursos, roteiros e kits de desenvolvimento e pretende incentivar o ecossistema de inovação e o uso da tecnologia pela comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.