Telefónica Open Future, Unicamp e CPqD lançam programa de apoio a empreendedores Campinas Open Future

0

Telefónica Open Future, programa global de inovação aberta e apoio ao empreendedorismo do Grupo Telefónica (controlador da Vivo), se aliou ao CPqD, por meio do Hiperespaço, e à Unicamp, por meio da Agência de Inovação Inova Unicamp, para fornecimento de espaços de crowdworking para empreendedores digitais na região de Campinas.

Denominada Campinas Open Future, a iniciativa pretende fomentar atividades de estímulo à inovação tecnológica, apoiando o desenvolvimento de projetos e startups digitais. O lançamento oficial da parceria será anunciado durante o InovaCampinas, maior evento de inovação e empreendedorismo do interior.

A parceria já nasce com dois espaços colaborativos de trabalho definidos, um no Hiperspaço e outro na Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica) da Unicamp, que irão receber startups com atuação em áreas como IoT (Internet das Coisas) e tecnologias digitais tais como Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning, Fintech (área de Finanças), Agtech (Agropecuária), Edtech (Educação), Segurança, Smart City e Mobile (aplicativos para celular).

O primeiro edital de convocação será lançado no início de 2018. Serão selecionados cerca de 10 projetos para um período de pré-aceleração de até 12 meses. "Queremos ajudar a fortalecer ainda mais o ecossistema empreendedor de uma das mais importantes regiões do país para a pesquisa tecnológica e estamos muito animados com o potencial de talento que vamos encontrar", afirma Renato Valente, country manager do Telefónica Open Future e Wayra Brasil.

Segundo Valente, o objetivo do programa é incentivar o talento a colocar em prática suas iniciativas e transformá-las em negócio, por meio de mentoria e técnicas de aceleração. Posteriormente, os projetos que avançarem terão oportunidade de receber apoio da Wayra, iniciativa do Open Future que oferece a startups digitais selecionadas investimento e toda infraestrutura para continuarem a se desenvolver. O Open Future oferecerá uma metodologia de desenvolvimento de negócios moderna, já testada globalmente, além de ajudar a ampliar os contatos dos empreendedores com um ecossistema mundial de inovação.

"Desde que foi criado, o CPqD mantém um forte compromisso com o desenvolvimento e a inovação tecnológica da região de Campinas. Nesse sentido, já vem participando de diversas iniciativas, em conjunto com a prefeitura e com outras empresas e instituições da região, destinadas a estimular o empreendedorismo e a inovação aberta em áreas como, por exemplo, cidades inteligentes e Internet das Coisas. Com esse objetivo, o CPqD criou o Hiperespaço, uma iniciativa voltada à comunidade empreendedora que agora está à disposição também das startups do projeto Campinas Open Future", afirma Sebastião Sahão Júnior, presidente do CPqD.

Segundo Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Campinas cresceu estando sempre ligada à pesquisa científica e tecnológica de ponta. "Isso permitiu que a nossa cidade se consolidasse como um berço de novas tecnologias e grandes inovações. As startups surgem nesse contexto justamente para propor novas soluções e trazer ainda mais agilidade para esse ecossistema. Fazer parte de uma parceria como essa, unindo as forças da Unicamp, do Open Future da Telefônica, do CPqD e da Prefeitura de Campinas, para alavancar novos projetos, é poder contribuir ainda mais o empreendedorismo de base tecnológica e impulsionar o desenvolvimento regional", afirma.

A iniciativa conta com o apoio da Fundação Fórum Campinas Inovadora e da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo. A ideia é impulsionar oportunidades de parcerias com empresas e projetos locais para a criação de novos espaços de estímulo ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.