A Microstrategy aposta na mobilidade para ampliar seus negócios de forma significativa nos próximos anos. A expectativa da companhia em âmbito mundial é conquistar todas as oportunidades no mercado de mobilidade e elevar o faturamento anual de cerca de US$ 500 milhões para algo em torno de US$ 5 bilhões no período de quatro a cinco anos, o que, se confirmado, representará um crescimento de dez vezes.
A expansão projetada é muito superior ao crescimento médio anual de 20% a 25% apurado pela empresa nos últimos anos, segundo Flavio Bolieiro, vice-presidente da Microstrategy para a América Latina. "Isso, claro, se conseguirmos aproveitar todas as oportunidades em potencial que surgem com a mobilidade. Essa meta também depende do mercado aderir de forma massiva as soluções de mobilidade, como esperamos", salientou.
Para aproveitar o potencial desse mercado, uma das principais apostas da Microstrategy será na sua plataforma móvel que permite a empresas e desenvolvedores criarem aplicações voltadas para o sistema de business intelligence (BI) da companhia. A plataforma pode ser baixada na Apple App Store, tanto para iPhone quanto para iPad. Além disso, a companhia já tem o aplicativo disponível para o BlackBerry e está monitorando o avanço do Android, para ver se criará uma versão para o sistema operacional do Google.
Com o desenvolvimento dos aplicativos móveis por meio de parceiros ou outras empresas, a estratégia da Microstrategy é de ampliar o uso do seu sistema de BI e impulsionar as vendas de licenças. "Essa é a equação. Conforme desenvolvem aplicativos, os fornecedores, com o tempo, têm de comprar licenças para atender a demanda", analisa.
Segundo Bolieiro, dos 200 clientes que a companhia tem no Brasil, cerca de 25% a 30% já utilizam alguma aplicação de mobilidade da Microstrategy. As Lojas Marisa, por exemplo, está produzindo uma aplicação móvel para uso interno. Além disso, diz o executivo, um cliente da empresa está estudando a compra de 3 mil iPads para fornecer à equipe de campo. "O que demonstra o enorme potencial que representa esse mercado."
Apesar de não divulgar números regionais, Bolieiro diz que o crescimento registrado pela Microstrategy no Brasil neste ano foi superior à projeção feita no inicialmente, que era comedida devido ao cenário anterior de crise financeira. Um dos impulsionadores do bom desempenho, afirma ele, foram os setores de construção civil e governo.
Neste ano, a companhia apresentou expansão de 10% na base de clientes. Atualmente, o Brasil responde por cerca de 3% do faturamento global da Microstrategy e a América Latina, entre 5% e 6%.
- Estratégia