União Europeia ameaça cancelar acordos de compartilhamento de dados com EUA

0

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, ameaça "congelar" acordos cruciais de compartilhamento de dados com os Estados Unidos por conta das denúncias do ex-técnico da CIA, Edward Snowden, de espionagem eletrônica da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana.

Conforme declarou Viviane Reding, comissária de Justiça da União Europeia, ao jornal britânico The Guardian, os EUA terão de ajustar suas atividades de vigilância em conformidade com as leis da UE, permitindo a reparação legal nos tribunais dos EUA para os europeus, cujos direitos podem ter sido violados. Segundo ela, empresas europeias devem competir em condições de igualdade com rivais norte-americanas.

O bloco econômico europeu também está repensando as negociações em curso sobre a troca de dados com os americanos em um programa de cooperação judiciária e policial. Isso implicará na elaboração de novas regras de proteção de dados em toda a Europa que obriguem as empresas de internet dos EUA, que operam na região, a obter permissão para transferir dados para os EUA.

A comissão deve apresentar nesta quarta-feira, 27, um conjunto de recomendações que abordam os riscos expostos por Snowden. O pacote foi acordado em Bruxelas na última segunda-feira, 25 , porém ainda é rejeitado pela representante britânica na comissão, Lady Ashton . Enquanto isso, altos executivos da UE estão confiantes de que o governo Obama perceba os danos causados à confiança com a Europa, pelos vazamentos de Snowden, e aja para aliviar algumas das preocupações da UE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.