Publicidade
Início Notícias Gestão Usando IA, Banco IBM reduz atrasos na área de backoffice

Usando IA, Banco IBM reduz atrasos na área de backoffice

0
Publicidade

A IBM Global Financing (IGF), braço de leasing e financiamentos da IBM, que atua no Brasil por meio do Banco IBM, implementou no último ano uma solução cognitiva que utiliza a plataforma de inteligência artificial (IA) IBM Watson e aprendizado de máquina para obter uma visão holística dos clientes e prever a probabilidade de pagamento de cada um deles.

O processo conta com uma solução desenvolvida internamente pelo laboratório de pesquisa da IBM Brasil, que realiza uma varredura em todo o sistema interno do Banco em busca de dados como contas a receber, faturas, pagamentos, dados cadastrais do cliente, crédito, faturamento, contrato, informações de ativos e portfólio, entre outros. A partir daí a ferramenta é capaz de analisar e fazer o cruzamento das informações para trazer resultados como: previsibilidade de pagamento de faturas; disponibilidade de informações em apenas um sistema – com a maior visibilidade, a equipe consegue visualizar cada número de contrato relacionado com as faturas, tipo de transação e de faturas, etc.;  aumento no número de pagamentos antes do vencimento, resultando em reduções significativas nos saldos de contas a receber; mais tempo para a equipe para relacionamento com os clientes.

Após obter sucesso no Brasil, a tecnologia foi implementada em toda a América Latina e resultou em uma redução de mais de 16% nos recebíveis com atraso de mais de 30 dias.

Segundo Rory McClaskey, gerente de desenvolvimento e criador da solução, os próximos passos são a implementação de uma versão global da ferramenta e sua expansão para outras áreas da companhia. “Pretendemos integrar todos os dados do IGF globalmente, digitalizados e disponibilizados na nuvem. Os dados serão atualizados pelo menos uma vez por dia, dependendo do país, e em um data lake, repositório que centraliza e armazena todos os tipos de dados gerados pela empresa, para a aplicação de uma série de soluções de IA”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile