Publicidade
Início Gestão Cloud Cooperativa de crédito Sicoob Cocred investe R$ 5 milhões em data center

Cooperativa de crédito Sicoob Cocred investe R$ 5 milhões em data center

0
Publicidade

A cooperativa Sicoob Cocred está acelerando sua trajetória rumo à Transformação Digital. Prova disso é a modernização de seu data center totalmente pautado pela inovação e uso de tecnologias disruptivas que recebeu 5 milhões de reais em investimentos. Com projeto desenhado pela cooperativa e que contou com o apoio tecnológico da integradora LGTi, o propósito dessa atualização é não só atender às demandas atuais de capacidade de processamento, armazenamento e proteção dos dados, mas principalmente, ter um ambiente à prova de futuro, que pudesse escalar de acordo com o rápido ritmo dos negócios.

Fundada em julho de 1969, a Cocred nasceu com o objetivo de estimular a atividade agropecuária na região de Sertãozinho, apoiando produtores rurais – principalmente aqueles do setor sucroenergético – que necessitavam de recursos e financiamentos com prazos e juros melhores. Em 2003, a Cocred passou a integrar o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e, hoje, conta com quase 43 mil cooperados. Ela oferece serviços e soluções financeiras tanto a pessoas físicas, quanto jurídicas, dos mais diversos segmentos, além de fomentar a economia e o desenvolvimento dos locais onde atua: são 32 agências em 27 municípios no interior de São Paulo.

Localizado na matriz da cooperativa, em Sertãozinho (SP), o data center compõe o CTC (Centro Tecnológico Cocred) que traz um NOC – Centro de Operações de Rede – o qual permite visibilidade de todo ambiente tecnológico. O CTC recebeu o nome de Décio Rosa, homenagem a um dos fundadores e ex-presidente da cooperativa.

Disrupção e hiperconvergência

A Cocred analisou os movimentos do seu mercado e optou por atualizar o data center, adotando tecnologias como a hiperconvergência e segurança da Nutanix (HCI), novo sistema de Proteção de Dados (Veeam) e novo sistema de conectividade e segurança. Além de recursos de hiperconvergência, foi adquirido o software Flow, o qual é capaz de aumentar o controle e segurança de todo o ambiente Nutanix, permitindo a microssegmentação de rede, proteção essencial para uma instituição financeira.

Segundo Ademir José Carota, superintendente administrativo da Cocred, “o projeto do data center partiu do princípio de que a solução de hiperconvergência precisava ser modular e permitir expansão rápida e prática. Optou-se pela tecnologia da Nutanix porque ela oferece essa possibilidade. Grandes provedores a utilizam pela praticidade de expansão rápida, segura e moderna. Em termos de tecnologia Nutanix, nosso projeto é o maior do interior de São Paulo até o momento”, comemora o superintendente.

O CEO da LGTi, Danilo Garcia, aponta que a tecnologia HCI da Nutanix permitiu esses benefícios, tornando o projeto do data center da Cocred um dos mais avançados do interior do estado de São Paulo.

Projeto: Cocred e LGTi

A modernização do data center começou a ser desenhada em 2018. Ela foi desenvolvida por um grupo de trabalho composto por membros da diretoria de Controles Internos e Riscos, da área Administrativa e dos departamentos de Assessoria de Planejamento e Marketing, e de Tecnologia da Informação da Cocred – e contou com todo apoio da integradora LGTi.

A equipe da Cocred foi encarregada de compreender a demanda técnica e informar as reais necessidades à Administração, além de buscar as melhores soluções, com o melhor custo-benefício à cooperativa. Todas as decisões foram tomadas de forma colegiada e transparente. As discussões em reuniões foram lavradas em atas e o grupo de trabalho solicitou, inclusive, uma auditoria no projeto e no orçamento para saber se a escolha estava correta e se a solução apresentada era a mais adequada às necessidades da cooperativa.

As soluções (hardware e software) chegaram em fevereiro de 2020 e até julho o projeto estava implementado e as aplicações da cooperativa já tinham sido migradas para o novo ambiente hiperconvergente.

Para o superintendente, um dos maiores desafios desse projeto foi o cronograma desafiador, devido à necessidade de atender aos requisitos de continuidade de negócios durante a pandemia.

Benefícios

Dentre os benefícios conquistados com o novo ambiente tecnológico, está o aumento (dobro) da capacidade de armazenar e processar dados, de forma estável, eficiente e segura. Uma malha de comunicação criptografada (DMVPN), contendo links redundantes, tanto na sede da cooperativa, como em cada uma das 32 agências, é responsável pelas rotas de dados até o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), em Brasília, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Cenário antigo

A Cocred possuía dois datacenters com solução de servidores IBM Blade e Storage Center com fabricação em 2010. Essa estrutura não atendia mais às necessidades de processamento e armazenamento de dados – e também em relação à integração, à inteligência com o ambiente e à eficiência energética. Os serviços de rede tinham gerenciamento complexo e ficaram obsoletos -além do hardware/infraestrutura que já estava em ciclo final de vida e aumentava o risco da continuidade de negócios.

De acordo com o superintendente administrativo da Cocred “a capacidade de armazenamento estava baixa para atender às nossas necessidades de negócios, interferindo no trabalho interno, na performance de processamento dos dados e na velocidade de rede”, afirma o executivo.

Rumo à Transformação Digital

Em termos tecnológicos, a Sicoob Cocred vem se mantendo atualizada de forma consistente e gradual. A cooperativa acompanha os avanços do setor financeiro com oferta de produtos e serviços aos cooperados, como a disponibilização de cartões de crédito, terminais eletrônicos, Internet Banking, máquina de pagamento com cartão, aplicativos etc.

Durante a pandemia, o uso dos canais digitais do Sicoob, sistema do qual a Cocred faz parte, cresceu 37%. Apenas em maio, eles foram responsáveis por 84,46% das transações totais. Foi constatado também que o celular foi o meio preferido dos cooperados: 63,82% das operações partiram de smartphones. Além disso, o aplicativo Sicoobnet é o mais bem-avaliado (tanto na Apple Store, quanto na Play Store) entre os que são oferecidos por instituições bancárias brasileiras.

O ambiente modernizado permitiu às cooperativas do sistema realizar as Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs) de forma remota pelo aplicativo Sicoob Moob. Ainda, foi iniciada a implantação do PIX, o novo sistema de pagamento, transferência e recebimento em tempo real, com o cadastro dos usuários e recebedores.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile