Brasil registra quase 4 mil ataques de harckers a empresas em um mês

0

De acordo com números da Check Point Software Technologies, o volume de ciberataques a organizações por semana cresceu 40% em todo o mundo. O Brasil, no entanto, tem uma média ainda maior. Claudio Bannwart, diretor regional da Check Point Brasil, aponta que ocorrem, em média, 967 ataques por semana a empresas brasileiras, um número 62% maior do que o registrado em 2020.

Bannwart, que participou de uma conferência online hoje (25/11), destacou o crescimento do ransomware. No mundo todo, uma em cada 61 organizações foram impactadas por ataques do tipo a cada semana. Já no Brasil, os ataques de ransomware aumentaram 8% em um ano, com foco principalmente no setor de saúde, seguros, varejo e telecom/call center. "Esses setores não estavam bem preparados para o trabalho remoto e acabaram sendo alvos mais fáceis", diz o executivo.

Um problema ainda mais grave é o aumento global em 50% dos ciberataques sofisticados, considerados de quinta geração. Bannwart explica que são artimanhas compostas de múltiplos vetores e que se aproveitam da integração de sistemas que empresas utilizam, o que acaba abrindo brechas de segurança.

Um exemplo foi o ataque que a Solarwinds sofreu, que visou sua cadeia de suprimentos e acabou atingindo 18 mil clientes da fornecedora de software. O potencial desses ataques é enorme, conforme aponta o diretor da Check Point, e a solução é garantir a segurança até mesmo na comunicação entre parceiros. As APIs, neste caso, tornam-se as principais brechas, já que sua integração pode acontecer sem levar em conta os riscos. "É o tipo de ataque que pode piorar no próximo ano", declara Bannwart.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.