Neoenergia desenvolve sistema que detecta e monitora perdas nas redes de distribuição

1

A Neoenergia tem realizado investimentos constantes no desenvolvimento de tecnologias para redes inteligentes. Um dos grandes projetos desenvolvidos é o GODEL – Observatório de Redes para Redução de Perdas, uma solução completa que envolve a tecnologia GODEL Smart Sensor e a GODEL Analytics. O projeto é pioneiro no setor, sendo registrado e patenteado no INPI, para proteção dos direitos de propriedade intelectual.

O GODEL Smart Sensor possui dupla funcionalidade: pode ser usado tanto para a identificação de defeitos como para o monitoramento das perdas nas redes de distribuição. Ele é um equipamento de automação de rede e tem tensão de trabalho de até 69 kV. Funciona identificando as faltas de energia utilizando sensor de corrente, bem como faz a medição de corrente e ângulo do fator de potência com precisão, possibilitando o cálculo das perdas técnicas e comerciais por trecho de alimentador.

"O equipamento é constituído por três unidades de sensor e uma unidade concentradora, denominada Remota. A unidade Remota recebe dados em tempo real dos sensores e os envia para o Centro de Operações e para o servidor de engenharia. Atualmente, há mais de 6 mil sensores instalados nas redes da Neoenergia, e mais de 7 mil em outras distribuidoras do Brasil. Também estão sendo realizadas provas de conceito em outros países como Argentina, Colômbia, Peru, México, Paraguai e Costa Rica", afirma José Antonio Brito, gerente de P&D da Neoenergia.

Os dados de medidores de energia e dos Sensores Inteligentes são processados pelo Módulo de Perdas do GODEL, que realiza o cálculo segmentado das perdas técnicas e comerciais por trechos de rede. Essa aplicação está registrada no INPI como propriedade intelectual da Neoenergia e é licenciada para a exploração comercial pela Sinapsis Inovação em Energia, empresa spin-off da USP – Universidade de São Paulo.

O GODEL Analytics é um visualizador de big data, através do qual é possível, de forma rápida e visual, consultar os resultados de perdas por trecho de alimentador e por equipamento, além de cruzar esses resultados com informações técnicas e comerciais, enriquecendo a análise e criando inteligência para o negócio. A partir das análises podem ser planejadas ações para a redução das perdas técnicas e comerciais de forma inteligente e assertiva e acompanhar a evolução dos resultados ao longo do tempo.

Ao todo, mais de 10 milhões de clientes e 600 mil quilômetros de rede são monitorados pelo GODEL. Ao longo de três anos, já foram realizadas mais de 400 obras para redução de perdas técnicas e 17 mil inspeções para a redução de perdas comerciais, direcionadas pela tecnologia.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.