Uberlândia já está preparada para a infraestrutura de tecnologia 5G

0

Devido a legislação municipal atualizada, a cidade de Uberlândia (MG) já está preparada para permitir que o 5G seja implementado. Não há nenhum impeditivo para instalação de antenas e outros equipamentos tecnológicos, graças a leis como a de Uso e Ocupação do Solo (Lei 525/2011). Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Uberlândia é o único município de Minas Gerais com legislação aderente às melhores práticas para expansão da infraestrutura de telecomunicações.

Outras cidades também desburocratizaram suas leis sobre o tema, como Porto Alegre (RS), São Caetano do Sul (SP), Brasília (DF) e Campo dos Goytacazes (RJ). No entanto, Uberlândia se destaca pelo tempo em que atualizou sua legislação para a infraestrutura de antenas, ainda em 2011. A atualização foi parte da visão do Executivo de que a norma até então em vigor dificultava a ampliação do setor de telecomunicações, e decidiu-se seguir normativas federais.

A administração municipal agora aguarda a divulgação do cronograma de início dos trabalhos por parte das operadoras que arremataram os lotes que atenderão à cidade. Além das operadoras móveis TIM, Vivo e Claro, que adquiriram lotes de abrangência nacional, a Algar Telecom também poderá prover 5G na cidade. A operadora ainda adquiriu licenças para operar o 26 GHz (para operações fixas de 5G) na região do Triângulo Mineiro, da qual a cidade faz parte.

Uberlândia também é a primeira do ranking nacional Cidades Amigas da Internet de 2021, que aponta a cidade como a que melhor estimula às telecomunicações.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.