Após seis meses do início de sua operação no Brasil, a Uvaia, rede social de consumo sustentável, que diz possuir 160 mil usuários ativos e movimentar R$ 1,5 milhão em compras por mês no país, está iniciando suas atividades no México, onde, segundo a empresa, já conta com mais de 1,5 mil usuários cadastrados. Para a estruturação das operações na América Latina, a empresa investiu R$ 3 milhões, cifra que inclui a montagem das equipes, abertura dos escritórios em São Paulo e na Cidade do México, sistemas e tecnologia e em patentes registradas nos Estados Unidos, Reino Unido e Japão. A meta da Uvaia até o fim de 2013 é atingir 1,5 milhão de usuários cadastrados em seu site.
Ao comprar em lojas físicas ou virtuais dos parceiros de negógios da Uvaia, o consumidor é recompensado com créditos em dinheiro. No Brasil, a empresa já mantém acordos com mais de cem marcas, entre elas Walmart, Ponto Frio, Lojas Americanas, NetShoes, Casas Bahia, TAM, Fnac, Dafiti, Marisa, Sack´s, Extra. No México, a empresa conta com nove empresas parceiras, entre elas Avianca, Dafiti México e Netshoes México.
O cofundador da Uvaia, Lucas Ribeiro, afirma que a cada mês o faturamento da companhia cresce entre 20% e 30% e a meta, no prazo de cinco anos, é atingir vendas der cerca de R$ 1 bilhão. Ribeiro destacou ainda que o próximo passo é buscar um fundo de investimento para financiar a expansão global da empresa. “Até o momento, todo o investimento foi interno. Agora, queremos expandir as operações para Estados Unidos, Argentina, Reino Unido, Europa e Japão”, destacou, estimando que para abrir as operações nos EUA, Argentina e Reino Unido o total necessário é de aproximadamente R$ 25 milhões, sendo que 70% seriam aplicados apenas na América do Norte, a prioridade da empresa no momento. “Acreditamos que entre fevereiro e março, a operação nos EUA já seja iniciada”, completou Ribeiro.