A receita das operadoras de celular com serviços de banda larga móvel totalizou US$ 100 bilhões no ano passado, o que representa um crescimento de 20% na comparação com 2009 e o triplo da cifra obtida em 2005, segundo dados da ABI Research. De acordo com a consultoria, o aumento da penetração dos celulares e a proliferação da banda larga móvel impulsionaram a receita das operadoras de telefonia móvel, que movimentaram US$ 159 bilhões somente no terceiro trimestre de 2010.
"A rápida adesão de banda larga móvel está revolucionando as estratégias das operadoras de telefonia móvel", disse o analista Feng Fei Seet, ressaltando que os consumidores estão gastando mais tempo em redes sociais, blogs e jogos on-line e cada vez mais querem ficar conectados à internet.
A consultoria estima que a expansão do tráfego de dados móveis e, por tabela, da banda larga sem fio se manterá neste ano, impulsionada também pelo aumento do uso de aplicativos móveis. Isso, segundo a ABI Research, resultará em um ciclo mais acelerado de investimentos das operadoras em redes baseadas na tecnologia LTE (long term evolution), a quarta geração da telefonia móvel.
- Mobilidade