Accenture aponta seis tendências digitais cruciais para inovação de grandes empresas

0

As vantagens competitivas de startups diminuem à medida que empresas de grande porte assimilam tecnologias que facilitam processos e relacionamentos com os clientes. Diante desse cenário, as startups podem se juntar a grandes empresas na busca por estratégias digitais apoiadas na mobilidade, analytics e computação em nuvem, indica o Accenture Technology Vision 2014, relatório que evidencia a evolução da TI, desenvolvido anualmente pela consultoria.

De acordo com o estudo, existem seis tendências tecnológicas que auxiliarão as empresas na construção e execução das suas estratégias digitais. "Vemos grandes empresas com recursos, escala e estímulo que se reinventam graças à transformação digital e que agora reafirmam a liderança em seus mercados", explica Paul Daugherty, diretor-global de tecnologia da Accenture.

Veja a seguir as seis tendências apontadas pela Accenture como cruciais para inovação de grandes empresas:

A união entre o mundo físico e digital: O mundo real se funde com o online com dispositivos móveis, objetos e dispositivos inteligentes que fornecem informações em tempo real. Esta nova camada de inteligência conectada aumenta as capacidades da força de trabalho, automatiza processos e incorpora as máquinas em nossas vidas. Para os consumidores, isso proporciona novos níveis de capacitação; para as organizações, receber dados relevantes em tempo real significa que máquinas e funcionários podem agir e reagir de forma mais rápida e mais inteligente em praticamente qualquer situação.

Da força de trabalho ao crowdsourcing: A tecnologia agora permite que as organizações aproveitem grandes conjuntos de recursos em todo o mundo. Canalizar esses esforços para alcançar os objetivos de negócio é um desafio, mas a oportunidade é enorme.

Cadeia de fornecimento de dados: As tecnologias de dados evoluem rapidamente, mas a maioria vem sendo adotada de forma fragmentada. Como resultado, os dados empresariais são muito subutilizados. No momento, apenas uma em cada cinco organizações integra dados em toda a empresa. Para obter o verdadeiro valor em potencial dos dados, as empresas devem começar a tratá-los mais como uma cadeia de fornecimento, permitindo seu fluxo fácil e útil através de todas as suas organizações, e, eventualmente, também ao longo de seus ecossistemas.

Aproveitando a hiperescala: O mundo do hardware é agora um caldeirão de inovação, à medida que a demanda por centros de dados maiores e mais rápidos, aumenta. Os avanços em áreas como consumo de energia, processadores, memória de estado sólido, e arquiteturas de infraestrutura, estão dando às empresas novas e maciças oportunidades de ampliar suas escalas, aumentar a eficiência, reduzir custos, e permitir que seus sistemas executem em níveis mais elevados do que nunca. À medida que as empresas digitalizam seus negócios, cada vez mais elas verão o hardware como fundamental para possibilitar sua próxima onda de crescimento.

Negócios de Aplicativos – Software como uma competência essencial no mundo digital: Ao imitar a mudança no mundo do consumidor, as empresas estão adotando rapidamente aplicativos para ter maior agilidade operacional. De acordo com a pesquisa da Accenture, 54% das equipes de TI de melhor desempenho já implementaram lojas de aplicativos corporativos, facilitando esta mudança para aplicativos simples e modulares para os funcionários.

Arquitetando a resiliência: Na era digital, as empresas devem apoiar as exigências incessantes impostas sobre seus processos, serviços e sistemas. Isso gera um efeito cascata em toda a organização, especialmente no escritório do diretor de Informação onde a necessidade de infraestrutura "sempre ligada", pode significar a diferença entre "business as usual" (em inglês, tudo como sempre) e a erosão do valor da marca.

"Essas tendências-chave são baseadas naquelas que temos visto ao longo dos últimos dois anos", continuou Daugherty. "No ano passado, declaramos que todo negócio é um negócio digital, seja ele reconhecido por seus líderes ou não. Agora, vemos que as tecnologias digitais percorrem todos os aspectos dos negócios com o mais alto desempenho."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.