Publicidade
Início Blogueria A evolução da logística com a implantação de tecnologias para o mercado...

A evolução da logística com a implantação de tecnologias para o mercado automotivo

0
Publicidade

Para atender um mercado que em 2013 estima produzir 95 mil unidades de agro máquinas e 3.790 milhões de veículos, segundo a Anfavea, se faz necessário uma estrutura logística que garanta um gerenciamento eficaz dos processos de abastecimentos dos setores. Diante deste cenário, tiveram início via ANFAVEA, em 1986, os estudos de EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) para o segmento automotivo e de agro-máquinas e, a partir deste momento, estabeleceu-se o RND (Rede Nacional de Dados) – padrão de documentos brasileiro que permite a comunicação entre os parceiros da cadeia automotiva por meio de troca eletrônica de informações.

Com o avanço do processo de globalização e a entrada do conceito de carros mundiais no país, modelos internacionais de EDI como X12 e EDIFACT – padrões uniformes para troca eletrônica de dados,  começaram a ser frequentemente utilizados em território nacional, exigindo cada vez mais inovação nos processos logísticos.  Assim, houve um significativo impacto nos resultados operacionais, com redução nos custos de estoque e agilidade no transporte de suprimentos, tornando fornecedores até então nacionais em mundiais. Neste contexto, o diálogo entre os fornecedores de peças, matéria-prima e as montadoras, agora em qualquer parte do mundo, tornou mais ágil a transmissão do processamento de pedidos e notificação de embarques. Um processo que, antes da implantação de ferramentas eletrônicas, corria o risco de travar a cadeira produtiva e gerar prejuízos econômicos de escala, agora, mundial.

Uma peça chave na logística automotiva e de agro máquinas

 Entre os diversos fatores que compõem os sistemas logísticos dos setores automobilísticos e de agro máquinas, a tecnologia de informação e comunicação, representado pelo EDI (Eletronic Data Interchange), tem atuado como protagonista que flexibiliza as operações de transporte, gestão de estoque e processamento de pedidos entre fornecedores e montadoras automotivas e de agro máquinas, por meio de formatos estruturados processados por um determinado software.

Ao intermediar esses processos e, com o avanço da tecnologia e a crescente demanda dos setores (o de agro máquinas espera ampliar de 4% a 5% a produção este ano e o automotivo, até 2017, estima que o país terá condições de produzir 6 milhões de unidade por ano), as empresas buscam se aprimorar para tornarem-se mais competitivas e atenderem o aquecido mercado.  

Quando o EDI deu os primeiros passos, empresas como a Sawluz surgiram e buscaram desenvolver tecnologias que, baseados no EDI via VAN (Value Added Network),  atua como intermediário entre os parceiros de negócios e compartilham informações. Essas tecnologias facilitam a comunicação eletrônica que possibilita a troca de informações e documentos, de acordo com as necessidades especificas de cada empresa. Pois, mesmo tratando-se de companhias que fornecem para os mesmos setores, automotivo e de agro máquinas, a gestão das atividades das montadoras e seu fluxo de abastecimento varia pela estrutura organizacional de cada uma, além de demandarem peças e matérias primas dos mais diversos setores para projetar um veículo ou máquina. Contexto este que se denomina regra-de-negócios dos parceiros envolvidos.

 EDI, as ferramentas de tecnologias e os resultados no mercado

 A introdução de ferramentas no processo logísticos das empresas representa redução nos níveis de estoque permitindo a reposição contínua dos materiais pelas montadoras. Isso cria um diálogo tecnológico em que, montadoras são beneficiadas pelo desempenho ágil e eficiente das empresas que fornecem os produtos para fabricação dos automóveis e maquinários, e do outro lado, os fornecedores se sentem capazes de abastecerem a maior quantidade de empresas sem nenhum risco de comprometer sua demanda, sendo muito mais assertivos no envio de materiais.

Ao encontro do anseio das empresas em aperfeiçoarem seus processos, desenvolvi ferramentas que potencializaram o fluxo logístico e recepção de documentos fiscais, resultando na melhor atuação das operações com impactos em diversos aspectos logísticos. Com elas, as variações de erros foram nitidamente reduzidas e os processos ganharam uma robustez e agilidade sem igual.

Os grandes benefícios são vistos nas áreas de transporte, armazenagem, processamento de pedidos e gestão de estoques. Já para aprimorar a área de documentos fiscais, atendendo tanto o contexto fiscal exigido pela Receita Federal e as SEFAZ de cada estado como também as regras-de-negócios que permeiam a logística de entrega entre o emissor e receptor da NFe, uma outra solução foi criada para gerenciar o processo integrado da NFe (Nota Fiscal Eletrônica), CT-e (Conhecimento de transportes eletrônicos de cargas) e todas exigências logísticas da entrega, direcionado também para atender outros setores além do automotivo e agro máquinas.

Werter Padilha , CEO da Sawluz Informática, analista de Sistemas com especialização em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini e Fundação Getúlio Vargas.   

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile