O Facebook divulgou nesta quarta-feira, 27, os resultados financeiros do quarto trimestre e do ano de 2015. A empresa encerrou o ano passado com lucro líquido de US$ 3,6 bilhões, aumento de 24% na comparação com os US$ 2,9 bilhões obtidos em 2014. Na mesma base de comparação, a receita teve alta de 44%, para US$ 17,9 bilhões, contra US$ 12,6 bilhões.
No quarto trimestre, a rede social apurou lucro líquido de US$ 1,5 bilhão, cifra 123% maior que os US$ 701 milhões contabilizados no mesmo período de 2014. A receita da companhia ficou em US$ 5,8 bilhões, 52% superior aos US$ 3,8 bilhões obtidos um ano antes.
De acordo com o informe de resultados, a receita de US$ 5,6 bilhões com publicidade móvel respondeu por aproximadamente 80% da receita total no quarto trimestre. E, para analistas, a receita com anúncios exibidos em telefones celulares deverá subir ainda mais neste ano, impulsionada em grande parte por publicidade em vídeo e o aplicativo móvel de compartilhamento de fotos Instagram. No ano passado, o Instagram reforçou sua plataforma de publicidade e as empresas foram autorizadas a inserir anúncios diretamente em notícias para os usuários.
“2015 foi um grande ano para o Facebook. Nossa comunidade continuou a crescer e nosso negócio está prosperando”, disse Mark Zuckerberg, fundador e CEO da rede social, em teleconferência com analistas.
O desempenho animou os investidores. As ações do Facebook que já haviam encerrado o dia em queda de 2,97%, cotadas a US$ 94,45, subiram mais de 11% no after-hours trading, negociação após o fechamento da Nasdaq, logo após a divulgação do balanço, vendidas a US$ 105,66.