Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Estudo do Senado questiona segurança de operações com cartão de crédito

Estudo do Senado questiona segurança de operações com cartão de crédito

0
Publicidade

A agilidade do crime torna urgente a regulação e a supervisão do nível de segurança dos sistemas de cartões de crédito e débito no país. A conclusão é do estudo “Arranjos de Pagamentos no Brasil: vulnerabilidade de segurança no uso de cartões em terminais POS e a perspectiva regulatória”. O texto foi divulgado nesta semana pela Consultoria Legislativa do Senado, segundo informa a Agência Senado.

Segundo o autor do texto, o economista Cesar van der Laan, a fragilidade é maior nos terminais de compras, que exigem apenas a senha numérica de seis dígitos. Nos caixas eletrônicos, a senha de seis dígitos já foi substituída por outros meios mais seguros, que incluem combinação de sílabas, a confirmação de dados pessoais e o sistema biométrico de identificação em alguns terminais.

A fragilidade das máquinas usadas para pagamento em lojas, que reúnem o maior número de transações, contribui significativamente para a insegurança do sistema. Mesmo com a adoção dos chips, que amenizou o problema, o padrão atual ainda permite a prática de fraudes e é incapaz de barrar a agilidade dos fraudadores especializados em estelionato financeiro.

“As regras precisam incentivar a adoção de novas soluções de segurança. A agilidade do crime, em constante transformação e adaptado a brechas de tecnologia do mercado de cartões, supera a capacidade corrente de resposta das instituições envolvidas, cujo desempenho deve ser promovido”, diz o estudo, que aponta um amplo espaço para melhorar o sistema, carente de regulamentação.

Para ele, as instituições precisam pensar em soluções e instrumentos redutores dos riscos que acabam comprometendo a adesão da população ao cartão magnético. Com essas medidas, seria possível resgatar a ideia de que de que usar o cartão magnético é menos arriscado do que carregar dinheiro no bolso.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile