Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) 2022 e o futuro aos olhos da Dell

2022 e o futuro aos olhos da Dell

0
Publicidade

Em transmissão online realizada nesta quarta-feira, 27, a Dell Technologies apresentou sua visão sobre as tendências que moldarão o futuro da tecnologia de 2022 em diante, com a participação de dois de seus principais líderes: de dois de seus principais líderes.

John Roese, Chief Technology Officer global da Dell Technologies, foi o responsável por apresentar suas previsões de curto e longo prazo de como o setor de TI fornecerá plataformas e capacidades para mudar a vida das pessoas aproveitando o aumento exponencial de dados, enquanto Luis Gonçalves, Líder Dell Technologies da América Latina, que mostrou uma mensagem otimista sobre a capacidade da tecnologia resolver alguns dos maiores desafios da sociedade.

Após dois anos em meio à crise de uma pandemia global, o mercado vem lentamente lançando as bases para a reconstrução e a transição para uma recuperação econômica orientada pela tecnologia está sendo feita. Apesar dos desafios que a América Latina ainda enfrenta, as projeções — em sua maioria — mostram crescimento econômico na região.

“À medida que buscamos alcançar uma recuperação econômica e social mais equitativa para viver esse mundo híbrido, é imperativo que continuemos nesse caminho de acesso à conectividade, e percebamos seu enorme potencial, superando desafios importantes como cibersegurança, marcos regulatórios regionais, a necessidade de aumentar a cobertura do acesso aos serviços de internet e o desenvolvimento de habilidades digitais que permitam a apropriação e uso de infraestrutura e soluções digitais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou Gonçalves.

As tendências que serão destaque em 2022

Apresentadas por John Roese, as previsões de curto e longo prazo da Dell Technologies para 2022 em diante abordam como o setor de TI fornecerá as plataformas e capacidades para aproveitar o aumento exponencial de dados e transformar nossas vidas. As sete principais tendências serão:

• Edge Computing com novas áreas de foco:
A discussão sobre Edge Computing passará a ter duas áreas de foco: as plataformas que irão capacitar com segurança o ecossistema e as cargas de trabalho definidas por softwares correspondentes que permitirão que os sistemas de aplicativos e dados sejam estendidos até a borda. “Se essa abordagem não acontecer, haverá caos nesta parte crítica e inevitavelmente o nosso futuro computacional será afetado. Isso ocorre porque as empresas nascidas na nuvem não podem se estender até o limite sem a ajuda da infraestrutura adequada”, afirmou Roese.

• Mobilidade Privada:
A previsão é de uma abertura do ecossistema de forma acelerada, com mais indústrias aderindo à nuvem e TI envolvidas no caminho para o 5G. Hoje, o 5G não é significativamente diferente ou melhor que o Wi-Fi na maioria dos casos de uso corporativo, mas isso mudará em 2022 à medida que versões mais modernas e poderosas do 5G se tornarão disponíveis para as empresas.

• Gerenciamento de dados:
O Edge Computing se tornará o novo ‘campo de batalha’ para o gerenciamento de dados, à medida que o gerenciamento de dados se torna uma nova categoria de carga de trabalho. Atualmente, o processo de dados, sua análise e gestão é feita em dados centralizados e em tempo real, mas Edge está ganhando mais relevância neste sentido. “Na Dell Technologies, temos uma oportunidade única de fornecer uma única ferramenta de orquestração capaz de trabalhar no limite em centros locais e implantações em nuvem e, assim, alcançar uma estratégia completa e competitiva de análise e gerenciamento de dados comuns”, completou John Roese.

• Segurança:
O mercado terá de passar da preocupação para a ação com relação às ameaças cibernéticas. Empresas e governos enfrentam ameaças cada vez mais sofisticadas, com maior impacto na receita e nos serviços. Ao mesmo tempo, a superfície de ataque dos hackers está crescendo por conta da expansão do trabalho remoto e transformação digital. Como resultado, o setor de segurança está trabalhando não apenas na detecção automatizada, mas também na prevenção e resposta ao ataque. Aplicando Inteligência Artificial e Machine Learning para aumentar a velocidade de reação e remediação. “Essas quatro áreas (Edge Computing, Mobilidade Privada, Gerenciamento de Dados e Segurança) levantam a necessidade da integração de sistemas baseados em nuvem públicas e privadas. Nosso sistema de TI é distribuído em um mundo multi-cloud, então todos esses novos desafios precisam ser resolvidos independentemente de onde os sistemas estão sendo implantados.”, explicou o executivo.

Para além de 2022:

Outras previsões mostram tendências que terão suas conversas intensificadas para 2022, com aplicações nos anos seguintes:

• Computação Quântica
Em 2022, a Dell Technologies projeta que a indústria perceba que a inevitável topologia de um sistema quântico será um computador quântico híbrido.

Desta forma, o hardware quântico ou unidades de processamento quântico (PUUs) são sistemas de computação especializados que se parecem com aceleradores e se concentram em matemática e funções específicas centradas no quantum. O QPU será cercado por sistemas convencionais de computador para pré-processar os dados, executar o processo geral e interpretar a saída do QPU.

Os primeiros sistemas quânticos do mundo real estão seguindo esse modelo quântico híbrido e “a colaboração da computação clássica e quântica se espalhará”, destaca o especialista. Além disso, a simulação quântica usando a computação convencional será a maneira mais econômica e acessível de disponibilizar sistemas quânticos para nossas universidades, cientistas de dados e pesquisadores.

• Automotivo:
O ecossistema automotivo mudará rapidamente o foco de um ecossistema mecânico para uma indústria de dados e computação. “Estamos vendo uma mudança de motores de combustão interna para veículos elétricos que resulta em uma simplificação radical da cadeia de suprimentos físicos. Além disso, observamos uma expansão significativa do conteúdo de software e computador dentro de nossos carros através da ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) e esforços de veículos autônomos. Finalmente, é fato que a indústria automotiva está se tornando uma indústria baseada em dados para tudo, desde entretenimento e segurança até grandes interrupções, como Car-as-a-Service e entrega automatizada”, afirmou Roese.

Isso nos diz que as indústrias automotiva e de transporte estão iniciando uma transição rápida para serem impulsionadas por software, computação e dados. Já vimos isso em outros setores, como telecomunicações e varejo, e em todos os casos o resultado é o aumento do consumo de tecnologia de TI.

Nesse sentido, o executivo destacou que “A Dell Technologies está ativamente engajada com a maioria das principais empresas automotivas do mundo em seus primeiros esforços, e esperamos que em 2022 continue sua evolução para a transformação digital e a profunda interação com os ecossistemas de TI.”

• Gêmeos digitais:
Embora estejam ganhando terreno, gêmeos digitais ainda são uma tecnologia inicial, com poucos exemplos reais na produção. Nos próximos anos, eles se tornarão mais fáceis de criar e usar à medida que definimos estruturas, soluções e plataformas padronizadas. Eles permitirão que as empresas forneçam análises aprimoradas e modelos preditivos para acelerar a transformação digital 3.0. Eles serão o centro do negócio para simular mudanças e impactos principalmente no setor industrial.

“Como otimista da tecnologia, vejo cada vez mais um mundo em que humanos e tecnologia trabalham juntos para entregar resultados impactantes a uma velocidade sem precedentes. Essas perspectivas de curto e longo prazo se baseiam no progresso que estamos fazendo hoje. Se vermos uma melhora incremental, há uma grande oportunidade de transformar positivamente a forma como trabalhamos, vivemos e aprendemos, e 2022 será mais um ano de inovação acelerada e adoção tecnológica, concluiu o CTO global da Dell Technologies.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile