SalesHunter aposta na formação de profissionais para equipes comerciais

0

A falta de profissionais qualificados para diferentes áreas do negócio da TI continua sendo uma fonte de preocupação para as empresas do setor. Além dos programadores e desenvolvedores, a escassez é comum também na área comercial, principalmente quando a venda exige atuação consultiva. "A vivência no mercado mostra que em pouco tempo a falta de profissionais pode se tornar um gargalo importante para o serviço de recrutamento de talentos", diz Gustavo Salles, diretor da SalesHunter, empresa especializada na seleção de equipes comerciais que intermediou mais de 250 contratações durante o ano para clientes como Endeavor Brasil, Pipefy, Meetime, Runrun.it, Involves, Octadesk, BYJU's, entre outros.

Diante da falta de profissionais que possam atender a esse perfil, Salles diversificou seus negócios e a partir de agora passa a atuar também na formação de novos profissionais da área de vendas especializados no segmento de tecnologia. Desde novembro, uma turma de 30 alunos acompanha a primeira edição do curso SDR Agora, que ensina os conceitos básicos da área mesmo para profissionais que não têm conhecimento prévio sobre o tema. "O setor de tecnologia está muito aquecido e atrai até pessoas de outras áreas", diz Salles. Prova disso foram os mais de 200 inscritos por uma vaga na primeira edição do curso, que vai ter novas turmas já no primeiro semestre de 2022.

Salles diz que no futuro a intenção é atrair novos perfis de profissionais. "Estamos preparando para as próximas turmas um conteúdo específico para profissionais com mais de 50 anos de idade, que tem dificuldade em se recolocar, principalmente no setor de tecnologia".

Fundada em janeiro de 2019, a SalesHunter cresceu de forma exponencial. A equipe, inicialmente formada por dois sócios e dois estagiários, hoje tem 27 pessoas – além de três sócios. O faturamento cresceu quatro vezes nos últimos dois anos e a projeção para 2022 é chegar aos R$ 3 milhões.

O serviço oferecido pela SalesHunter é totalmente personalizado e não tem custo para os vendedores. As empresas parceiras são selecionadas, bem como as vagas oferecidas. "Hoje temos clientes da Índia e dos EUA. As vagas são pagas em dólar, o que eleva muito o salário, chegando até a R$ 30 mil, para alguns vendedores mais experientes".

Para ocupar espaços, porém, o profissional precisa dominar técnicas de vendas e desenvolver outras habilidades, como o domínio do inglês e conhecimentos sobre tecnologia e relações interpessoais. "As vendas no setor têm um forte componente consultivo. O profissional precisa entender o negócio do cliente, identificar como pode ajudar e demonstrar isso de forma clara, concisa e objetiva".

Depois da contratação, há muitas chances de crescimento. "Boa parte dos nossos top performances hoje vieram da SalesHunter e vários funcionários contratados já foram promovidos. Nossa empresa traz a característica das companhias indianas, de crescimento rápido, e os colaboradores acompanham isso. Eles avançam profissionalmente e são essenciais para o nosso crescimento", relata Ricardo Leite COO da BYJU'S FutureSchool Brasil. Em 2021 a empresa, unicórnio e maior edtech do mundo, chegou ao Brasil com a necessidade de criar um time do zero. A SalesHunter foi responsável pela contratação de 73 vendedores em dois meses.

A diversificação nos negócios vai para além dos cursos. Atualmente a startup investe em uma plataforma própria com tecnologia que auxilia no processo de identificação das vagas adequadas para cada perfil de candidato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.