Em outubro do ano passado, cerca de 42 milhões de pessoas utilizaram os seus dispositivos móveis, como celulares e PDAs, para acessar conteúdos e informações na internet, um aumento de 57% na comparação com o mesmo período de 2007, segundo dados de um estudo da consultoria comScore.
O estudo aponta que os internautas que fazem uso menos intensivo da internet por meio de PCs são 30% mais propensos a utilizar dispositivos móveis para acessar conteúdos, em contraposição aos chamados "heavy users", internautas que usam intensamente seus PCs para acessar a rede mundial.
O estudo revelou que 15,2% dos usuários que utilizam seus PCs de forma menos intensiva usam dispositivos móveis para acessar conteúdos na internet ao menos uma vez por semana, comparado com um índice de 11,7% dos heavy users.
A comScore define o heavy user como aquele que utiliza o PC para acessar, em média, 6.701 páginas no mês, e os usuários que fazem uso menos intensivo da internet como aqueles que, em média, acessam 1.104 páginas por mês em seus PCs.
Do total, 20% foram classificados como usuários intensivos de internet por meio de PCs e representam 43% dos sites visitados, enquanto que 50% foram classificados como usuários leves de web em PCs e representaram 18% das visualizações de páginas na web. Os outros 32% foram definidos como usuários médios.
Os resultados apontaram que os usuários de internet móvel englobam um segmento substancial da população, o que representa uma grande oportunidade para desenvolvedores de aplicativos e para aplicações de mobile marketing.
- Internet móvel