O número de usuários ativos de internet no Brasil voltou a crescer em janeiro, segundo o Ibope Nielsen Online. Das 63,5 milhões de pessoas com acesso em casa ou no local de trabalho, 47,5 milhões foram usuários ativos em janeiro. Em relação ao mês anterior, o crescimento foi de 2% e de 11,2% sobre os 42,7 milhões de janeiro de 2011. Usuário ativo é a pessoa com dois anos ou mais de idade que usou pelo menos uma vez em março o computador com internet.
A maior parte do crescimento do número de internautas pode ser atribuída ao aumento da presença de computador com internet nas residências. No período de um ano, o total de usuários ativos de internet no domicílio cresceu 14%, ao passar de 34,2 milhões para 39 milhões.
O número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 78,5 milhões no terceiro trimestre de 2011, segundo o Ibope Nielsen Online. A evolução do uso da internet em domicílios vem ocorrendo nas conexões de maior capacidade.
A categoria com maior crescimento mensal do número de usuários únicos em janeiro foi a de sites do governo. A audiência dos sites governamentais passou de 22,3 milhões de usuários únicos em dezembro para 25,3 milhões em janeiro. A evolução de 13% foi resultado da maior procura em janeiro por informações sobre o Enem, o Prouni e as inscrições unificadas em instituições públicas de ensino superior. Nos sites de governo, também cresceu a busca por informações sobre tributos.
Outros sites que também registraram forte crescimento da audiência em janeiro foram os de carreiras, os mapas e guias locais, as páginas de ofertas de pacotes de viagens, de hotéis e de companhias aéreas e os classificados de imóveis.
Na comparação com janeiro de 2011, acumulam o maior crescimento percentual as categorias automóveis, com 27% de evolução no número de usuários únicos, e viagens, com expansão de 22%. Também seguiram em crescimento sites de vídeos, buscadores, e-mail, compras coletivas e sites sociais.
A publicidade na internet também começou 2012 em alta. Em janeiro, foram veiculadas mais de 6 mil campanhas de 2.124 diferentes anunciantes. Na comparação com janeiro de 2011, o crescimento do número de campanhas foi de 39%. O número de peças publicitárias em formato display passou de 20 mil e representou um aumento de 69% em relação ao mesmo período do ano anterior.