A Ericsson lançou o Marketplace para Veículos Conectados, uma solução white-label para reduzir as complexidades de criação de ecossistemas de serviço digital para veículos conectados. Agora, os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) parceiros e motoristas poderão conduzir o desenvolvimento de inovação e conectividade na indústria automotiva.
Com o Scania One, a fabricante de caminhões se torna o primeiro cliente a usar a nova solução. Ela é uma plataforma aberta que fornece aos proprietários de frotas, motoristas e clientes de proprietário de frotas o acesso a serviços que vão ajudar a aumentar a eficiência e a produtividade, contribuindo para a redução da pegada de carbono.
Criado com base no sucesso da Nuvem de Veículo Conectado da Ericsson, o Marketplace é um ambiente seguro e controlado para os OEMs disponibilizarem novos serviços digitais aos seus motoristas. A solução é inovadora e permitirá que os OEMs controlem totalmente a inclusão de serviços digitais de terceiros de forma fácil, eficiente e totalmente integrada em um marketplace digital.
Börje Ekholm, presidente e CEO da Ericsson, anunciou o novo Marketplace para Veículos Conectados durante a apresentação da Ericsson para imprensa e analistas no Mobile World Congress, em Barcelona, nessa segunda-feira,27.
Disse que “capacitar a inovação é fundamental para a Ericsson e fundamental para o sucesso futuro não apenas da indústria automotiva, mas para todos os outros setores. Estamos empenhados em possibilitar a combinação ideal de conectividade, segurança e ideias em todos os setores e o lançamento do Marketplace para Veículos Conectados para a indústria automotiva é somente um exemplo disso.”
Por meio de veículos conectados, a Scania conhece o fluxo logístico das operações dos clientes de proprietários de frotas, que incluem locais de construção de larga escala, transporte público e transporte de carga. Com o Scania One, as ferramentas digitais são disponibilizadas aos proprietários de frotas e motoristas para garantir a obtenção de ganhos nos fluxos e a eliminação de resíduos.
“A indústria de transporte está progredindo rapidamente na digitalização em comparação com outros setores. No entanto, não podemos fazer essa mudança sozinha e este é um grande exemplo do tipo de parceria que é benéfica para os dois setores”, disse Henrik Henriksson, presidente e CEO da Scania. “Agora estamos trabalhando para converter essa parceria em um negócio real para nós com impacto nos resultados dos nossos clientes.”
O número de veículos conectados está crescendo rapidamente, tanto para veículos comerciais quanto para carros de passageiros. A Scania informou que possui atualmente 250.000 veículos conectados, o que corresponde a dois terços de todos os seus veículos vendidos nos últimos cinco anos. Além disso, a Strategy Analytics prevê 382 milhões de veículos conectados em 2025.