O Waze, que tem uma rede de mais de 75 milhões de motoristas em todo o mundo, anuncia sua adesão nesta segunda-feira, 27, no Mobile World Congress, em Barcelona, ao SmartDeviceLink (SDL) Consortium, consórcio formado por Ford, Toyota, Mazda, Subaru, Peugeot e Suzuki. O objetivo é apresentar um novo recurso de experiência de navegação in-car, está sendo mostrada numa versão demo no estande do consórcio.
Com a integração do SDL, o Waze dá mais foco na otimização e na evolução da experiência de direção, pois a orientação da direção a seguir pode ser apresentada na tela in-car do motorista e novos recursos são disponibilizados assim que são lançados no aplicativo.
A parceria vem para reforçar o resultado de uma pesquisa conduzida pelo Google em setembro de 2016, que apontou que 83% dos Wazers gostariam de ter o app integrado na tela do painel de seu próximo carro. Além disso, 50% consideram tecnologia como o 3º atributo mais importante na decisão de compra de um automóvel.
“Juntos, o Waze e o SDL Consortium oferecem a melhor experiência para motoristas por meio de uma navegação in-car imperceptível no próprio console do seu carro”, conta Jens Baron, líder de Produto do Waze. “Com as nossas parcerias com o SDL, motoristas terão automaticamente a versão mais atualizada do Waze, incluindo novos recursos e lançamentos de design, para que condutores tenham as mesmas possibilidades de uso do app que teriam em seus celulares.”
Anunciado pela primeira vez em janeiro de 2017 pela Ford e pela Toyota, o SDL Consortium é uma organização sem fins lucrativos, que trabalha para gerenciar uma plataforma de software livre com o objetivo de dar aos consumidores mais escolhas de como eles podem se conectar e controlar seus aplicativos na estrada.