CPFL Soluções investe R$ 21,7 milhões em fazenda solar para Algar Telecom

0

A CPFL Soluções, empresa do Grupo CPFL que oferece soluções para comercialização de energia, eficiência energética, geração distribuída e infraestrutura energética, investiu R$ 21,7 milhões na implantação da sua primeira fazenda solar, a usina Capim Branco.

O projeto, localizado em Uberlândia (MG), foi construído para atender as necessidades energéticas das operações da Algar Telecom e faz parte do Programa de Eficiência Energética, iniciado pela empresa em 2010. A execução das obras ficou por conta da Alsol Energias Renováveis, empresa acelerada pelo grupo Algar.

O projeto foi desenvolvido pela CPFL Soluções, em parceria com a Alsol, e irá fornecer energia para 280 estações da Algar Telecom em Minas Gerais, e a expectativa é que a geração de energia proveniente da usina fotovoltaica da Algar Telecom represente aproximadamente 18% do consumo total de energia da companhia.

Com de 5 MWp de potência, a fazenda solar ocupa área de 85 mil metros quadrados (m²) e conta com 15.540 painéis fotovoltaicos, 37 inversores e quatro transformadores. O projeto tem capacidade para produzir 9,3 mil MWh por ano, volume suficiente para abastecer 3.875 famílias com um consumo mensal de 200 kWh. A usina conta com um sistema supervisório de monitoramento à distância e se conecta à rede elétrica por meio de uma linha de distribuição de 13,8 kV de tensão com dois quilômetros de extensão.

Um dos principais diferenciais do projeto é o uso da tecnologia solar tracker (seguidor solar), que permite às placas solares acompanharem o movimento do sol do leste para o oeste ao longo do dia. O uso desse dispositivo possibilita maior captação de luz pelas placas, tornando o sistema mais eficiente e produzindo mais energia. A fazenda solar Capim Branco é atualmente um dos maiores projetos fotovoltaicos em operação do Brasil na modalidade Geração Distribuída (GD) usando a tecnologia solar tracker.

Esta é a segunda parceria entre a Grupo CPFL e o Grupo Algar no mercado de energia solar. Em 2015, as duas companhias desenvolveram um projeto de geração fotovoltaico para a Algar Tech, multinacional brasileira que integra soluções de TIC e BPO. Esta iniciativa contemplou a construção de uma usina solar no telhado do data center em Campinas (SP) e a expansão da planta solar do data center em Uberlândia (MG), além da troca de lâmpadas por LED e modernização do sistema de climatização.

Expansão da Geração Solar

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que o mercado brasileiro de geração solar distribuída vem crescendo significativamente ao longo dos últimos anos. Hoje, o País conta 54,959 mil unidades consumidoras com sistemas fotovoltaicos, totalizando 568,5 MW de capacidade. Para efeito de comparação, havia 1,777 mil consumidores com geração solar em 2015, somando 13,7 MW. Ou seja, um crescimento de 2993% na quantidade de usuários e de 4049% na capacidade.

Acompanhando este crescimento do mercado, a CPFL Soluções vem desenvolvendo novos projetos de geração solar. No ano passado, a empresa firmou contrato com o Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg), no Rio de Janeiro, que contempla a instalação de 5.124 placas fotovoltaicas sobre a cobertura do mercado e das docas, cobrindo área total de 10.248 m². Este é o maior projeto de energia solar para mercados públicos do mundo e o maior para um cliente comercial no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.