Clientes e empregados veem de forma positiva marcas cujos líderes se engajam em plataformas de mídias sociais. A constatação é de pesquisa realizada pela BRANDfog, especializada em branding em midia social.
O levantamento ouviu centenas de trabalhadores de diversos escalões e de diversas empresas, regiões e indústrias, desde startups até corporações que figuram no ranking Fortune 500. Eles responderam sobre a participação de suas empresas e respectivas lideranças nas mídias sociais, assim como de outras marcas e companhias.
De acordo com a BRANDfog, os pesquisados acreditam que o engajamento dos chamados C-suite (cargos executivos) nas mídias de relacionamento pode melhorar a forma como eles enxergam tanto a marca quanto a sua liderança executiva.
A atuação dos altos executivos em redes como Twitter, Facebook e Google+ melhora a comunicação na empresa para 78% dos entrevistados, enquanto para 71% há uma melhora na imagem da marca. O fator "transparência" também é beneficiado, segundo avaliação de 64% dos entrevistados.
Cerca de 45% dos respondentes afirmam que o engajamento dos líderes melhora o estado de espírito da companhia e igual percentual destaca incremento em termos de liderança.
O estudo também revela que 86% dos entrevistados consideram que o engajamento de CEOs (chief executive officers) em redes sociais é importante, muito importante ou de missão crítica. Além disso, 82% dos empregados confiam mais ou muito mais em uma empresa quando o CEO e a equipe de líderes se engajam nessas mídias.
No que se refere ao processo de decisão de compras, a maioria dos entrevistados (77%) se revela mais propensa ou muito mais propensa a comprar de uma empresa cujo presidente ou diretor executivo usa mídias sociais para definir claramente os valores da companhia e os princípios de liderança.