Biometria, ferramenta poderosa no combate a fake news e fraudes

0

À medida que os cibercriminosos vão se tornando cada vez mais sofisticados, usando falsificações profundas, engenharia social, vozes sintéticas e outras técnicas avançadas, o risco aumenta para a população, que se depara com notícias falsas e fraudes cada vez mais difíceis de identificar dada a perfeição em detalhes.

Embora esse seja um problema global, no Brasil o cenário é ainda mais preocupante: uma pesquisa recente feita pela plataforma de mobilização online Avaaz, revelou que os brasileiros são os que mais acreditam em fake news no mundo. Os números mostram ainda que 7 em cada 10 brasileiros se informam pelas redes sociais e 62% já acreditaram em alguma notícia falsa.

As ameaças, que até então se limitavam a serem escritas por texto que chegavam por todos os canais imagináveis, desde e-mails a mensagens no celular, atingiram um outro patamar. A inteligência artificial e a capacidade de manipular áudios, por exemplo, trouxeram uma preocupação adicional na propagação de notícias falsas e informações não confirmadas.

Isso se reflete, por exemplo, nos aplicativos lançados recentemente no mercado com o objetivo de imitar ou copiar uma voz, o que poderia comprometer ainda mais a veracidade das informações e implicar uma nova onda de fake news, pois aparentam credibilidade ao usar vozes modificadas tão facilmente.

Uma arma eficaz contra vozes (e notícias) falsas

Mas se a tecnologia biométrica fosse amplamente implementada, a fraude poderia ser praticamente eliminada. Por isso, é essencial destacar a capacidade da biometria de identificar se uma voz é manipulada – esse recurso permite que você faça medições diferentes que detectam se uma voz é real ou gravada e mesmo se foi criada sinteticamente.

Hoje já existem tecnologias capazes de criar uma voz sintética muito rapidamente. No entanto, apenas sistemas mais avançados podem identificar vozes geradas sinteticamente, mesmo que o ouvido humano seja incapaz de diferenciá-las, graças aos algoritmos de inteligência artificial implementados nela.

Com valiosas capacidades, a biometria é uma solução inteligente para combater notícias falsas e para evitar possíveis golpes e ataques cibernéticos, usando algoritmos sofisticados que analisam os recursos de voz. Isso torna possível usá-lo para validar a identidade das pessoas e combater a fraude com segurança, nos colocando um passo à frente das tentativas dos cibercriminosos.

André Andrade, vice-presidente de Vendas Enterprise da Nuance na América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.