Os sites dos refrigerantes e sucos da Coca-Cola Brasil usam a metodologia Agile com o conceito business agility que permite uma avaliação da situação, velocidade na identificação das necessidades, proposta de melhoria e de ganhos imediatos, além de soluções de rápida implementação.
"Esta metodologia foi adotada em meados de 2008 e permitiu a flexibilidade dos requisitos para atender a velocidade que é exigida no lançamento dos sites, além de ter possibilitado a aproximação do cliente com a equipe de desenvolvimento da companhia. Resultado: maior velocidade nas decisões e ajustes de percurso", diz Solange Sobral, diretora de negócios da Ci&T.
De acordo com Fulvio Parmejjani, gerente de negócios da Ci&T, os projetos têm significativa redução de prazo em torno de 30%, podendo reduzir o tempo da primeira entrega de seis para três semanas. Com esta metodologia, a Coca-Cola lançou e atualizou mais de 25 sites.
Para desenvolver o back-end dos sites dos produtos da companhia foi usado um framework focado na velocidade de entrega, como também o modelo Scrum – aplicado para projetos com entregas frequentes e com necessidade de flexibilidade. Segundo
Sobral, esse tipo de desenvolvimento vem ganhando cada vez mais espaço no
mercado e cerca de 30% dos produtos já são entregues nesse modelo atualmente.