Assim como já havia ocorrido com os smartphones, a Samsung mais uma vez superou a Nokia e assumiu a liderança no mercado de celulares, de acordo com levantamento da consultoria IHS iSupply. A fabricante sul-coreana atingiu a marca de 92 milhões de celulares vendidos no mundo inteiro no primeiro trimestre, contra 83 milhões da concorrente finlandesa. Apesar disso, as remessas de celulares das duas empresas registraram queda no período de 13% e 27%, respectivamente, na comparação com o último trimestre do ano passado – cenário considerado normal pela consultoria, já que as vendas de fim de ano costumam ser superiores. A Nokia estava na liderança do mercado de celulares desde 1998.
Atrás da Nokia, aparece a Apple, com 35 milhões de celulares embarcados e declínio de 5% em relação ao trimestre anterior. Em seguida vem a LG, com 14 milhões de aparelhos vendidos e retração de 23%, e a RIM, com 11 milhões e 21% de queda na mesma base de comparação.
No mercado de smartphones, porém, as posições se invertem. A Apple assumiu a liderança, com 35 milhões de celulares inteligentes embarcados, enquanto a Samsung embarcou 32 milhões de smartphones, seguida da Nokia, com 12 milhões de aparelhos vendidos. A queda da fabricante finlandesa também no segmento de smartphones reflete a dificuldade de penetração no mercado que a série Lumia, lançada recentemente com o sistema operacional Windows Phone, da Microsoft, vem encontrando.
"Com celulares agora responsáveis por mais de 40% da receita da Samsung, é claro que a companhia continuará a aplicar investimentos em pesquisa de hardware e software", explicou o analista sênior de comunicações wireless da IHS iSupply, Wayne Lam. Ele diz que a empresa está promovendo uma mudança não apenas no segmento de smartphones, mas também no mercado de telefonia móvel como um todo.
A IHS iSupply projeta que o segmento de smartphones será o único no mercado de celulares que terá crescimento neste ano. As remessas globais de smartphones devem crescer 35% e chegar a 43,5% de todos os celulares embarcados. Para 2013, a estimativa é que esses aparelhos representem mais da metade de todos os celulares vendidos, chegando, pela primeira vez, a 52% de participação.