Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Yahoo chega a acordo com fundo Starboard e deve anunciar próxima rodada...

Yahoo chega a acordo com fundo Starboard e deve anunciar próxima rodada da licitação

0
Publicidade

Pouco mais de uma semana após a entrega das propostas dos interessados em comprar o negócio de internet do Yahoo, a empresa anuncia que chegou a um acordo com o fundo de hedge Starboard Value, especializado em campanhas de acionistas ativistas. Conforme o acertado entre as empresas, o CEO do fundo ativista, Jeffrey Smith, vai ocupar um assento no conselho de administração do Yahoo, juntamente com três candidatos do Starboard. Smith também terá assento no comitê independente de diretores do Yahoo, formado no mês passado para coordenar o leilão para venda do negócio de web.

Dois atuais membros do board não tentarão a reeleição, o que totalizará 11 conselheiros.

O acordo termina com meses de confronto entre Yahoo e o fundo ativista acionista, que culminou no mês passado no lançamento de uma “proxy fight” (disputa entre acionistas com objetivo de conquistar o controle administrativo da empresa) visando a troca de nove membros do conselho de administração na próxima assembleia geral de acionistas do Yahoo. O Starboard alegava que o board não estava se movendo rápido o suficiente para definir o processo de leilão e que alguns membros resistiam à venda.

O Starboard concluiu, porém, que a troca de todo o conselho poderia trazer complicações em uma futura negociação de venda, até porque a empresa vinha enfrentando dificuldades para encontrar um comprador para o negócio de web, bem como para a venda das participações da empresa no Alibaba e no Yahoo Japan.

Com o acordo, o fundo de hedge, que ficou com quatro dos 11 assentos do conselho de administração, agora terá voz nas negociações de venda de ativos da empresa e uma maior influência sobre a CEO Marissa Mayer, a qual o Starboard já teceu várias críticas por não seguir as sugestões para transformar o negócio do Yahoo. Com as novas nomeações, juntamente com duas outras anunciadas no mês passado pelo Yahoo, seis dos 11 conselheiros são novos.

Em um comunicado à imprensa para anunciar a assinatura do memorando de entendimento, Marissa Mayer classificou o acordo com o Starboard uma “solução construtiva”. Já Jeffrey Smith se disse ancioso para “começar imediatamente a trabalhar em estreita colaboração com a CEO e os nossos colegas do conselho com o objetivo de maximizar o valor para todos os acionistas”.

Disputa acirrada

Após a entrega das propostas na semana passada, a Verizon Communications foi vista como a principal candidata a comprar o negócio de internet do Yahoo, após um grupo de participantes da licitação optar por não fazer ofertas à empresa, tais como a Time, Alphabet/Google e a InterActiveCorp (IAC).

Mas a alguns fundos de private equity se mantêm no páreo. O fundo TPG, por exemplo, apresentou propostas, segundo pessoas familiarizadas com o processo disseram ao The Wall Street Journal. Um grupo de investidores, formado pela Bain Capital, Vista Equity Partners e ex-CEO do Yahoo, Ross Levinsohn, também permanece na disputa pela empresa.

Nos próximos dias, o Yahoo deve anunciar quais participantes passaram para a próxima rodada, o que implica que forneça acesso a mais dados sobre seus negócios e estabeleça um prazo para ofertas finais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile