Anatel espera apresentar proposta para IoT no primeiro semestre de 2018

0

A Anatel tem a Internet das Coisas (IoT) na agenda regulatória e, caso confirmado o lançamento do Plano Nacional de IoT do governo até o final deste ano, no primeiro semestre de 2018 deverá apresentar uma proposta para consulta pública. De acordo com o gerente de regulação da agência, Nilo Pasquali, a intenção dessa proposta é "retirar ou diminuir as barreiras" para o desenvolvimento do ecossistema em IoT, além de rever a questão do Fistel e dos índices de qualidade, atualmente atribuídos da mesma forma que para o serviço ao usuário final. "Temos perspectivas de que precise alterar a legislação também, o que tem que ser feito com a parte do tributário", afirmou ele nesta quinta, 27.

Há mais pontas ainda a serem amarradas. Uma das mais complicadas é a do roaming internacional: players como AT&T e Vodafone defendem o uso, enquanto as operadoras nacionais são contra. O gerente de regulação declara que a questão está em estudo na agência, e que há a possibilidade de a proibição atual ser revista. "Questões para a agência são a tributação e estatística setorial, não temos estatística sobre o roaming em si", afirma. Mas completa: "não quer dizer que isso é impeditivo completo".

Outra questão é a da radiofrequência: operadoras defendem o uso do espectro licenciado para tecnologias LTE-M e NB-IoT, mas algumas aplicações vão querer utilizar o futuro padrão 5G (IMT-2020, que deverá ser definido na conferência da UIT em 2019) ou mesmo soluções de espectro não licenciado, como o Sigfox. "A Anatel não pode fugir do debate internacional, se não o País ficará numa jabuticaba; na parte do espectro temos que seguir ao máximo a harmonização", declara. Mesmo tendo que esperar pela WCR-19, a agência participa de discussões na UIT, acompanhando também os grupos de estudo. "Dá para perceber tendências e se precaver", diz Pasquali. Há problemas de convívio com outros serviços também, incluindo em faixas mais altas, de 20 a 60 GHz.

Perguntado por este noticiário se o espectro de 450 MHz poderia ser utilizado para esse fim, Nilo Pasquali ressaltou: "É uma faixa subutilizada, mas está licenciada, tem autorizadas hoje em caráter primário, mas tem um debate na Anatel sobre o que fazer com essa faixa ainda". Há uma pendência para que o conselho diretor da agência decida sobre a utilização de satélite para as coberturas rurais, intenção de aplicação original da faixa no leilão de 2012. A depender dessa decisão, o regulador discutirá a possibilidade de retomar a frequência se constatar que não está em uso. "A gente tem informação de licenciamento de estação nessas faixas, é relativamente baixa, ainda mais para cobertura rural, mas tem uso. O debate é se é uso eficiente, se tem outros potenciais, players que poderiam utilizar melhor ela."

Há ainda questões de segurança e privacidade, que precisará ser definida "by design", conforme explica Pasquali. "É uma vertente que não é tradicional da agência, temos que avaliar até que ponto a Anatel tem que tratar dessas questões". Para ele, a esperança é que o setor queira ir além do papel de fornecer apenas a conectividade. "Pelo que eu ouvi, parece ser a intenção das prestadoras. Espero que aconteça", diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.