Covid: como cloud tem se mostrado eficiente para atender as necessidades do trabalho remoto

0

Em um momento de muitas mudanças para as empresas, devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus, as estratégias tecnológicas foram colocadas a prova. O COVID-19 não trouxe uma necessidade nova para as empresas, o que de fato aconteceu é que o vírus trouxe a tona uma necessidade que vem evoluindo nos últimos anos pelos diversos eventos que reforçam a necessidade das companhias trabalharem no seu Plano de Continuidade de Negócio.

O cenário atual exigiu uma resposta rápida da área de tecnologia para garantir que os funcionários tenham recursos e acessos às informações para manter a continuidade da sua operação e disponibilidade de recursos computacionais. Outra área que precisou se desdobrar nesse momento foi a de segurança da informação. Já imaginou a quantidade de dados confidenciais e sensíveis que foram compartilhados por WhatsApp, e-mail pessoal e desktop particular? É de tirar o sono para quem não tem uma estratégia eficiente para este tipo de demanda.

Superando Desafios

Se avaliarmos o cenário atual, muitas empresas disponibilizavam somente desktops para seus funcionários. Isso significa que vários colaboradores não conseguiriam seguir suas atividades de casa, já que não possuem acesso às informações ou recursos para acessar estes dados. Isso fez com que a adaptação para quarentena, e a migração para o home office, fosse um processo ainda mais complexo.

Cloud Computing tem sido uma ótima resposta para grande parte das empresas se manterem no trilho. Soluções de desktops virtuais rodando em nuvem, plataforma colaborativa para centralizar, controlar e compartilhar informações internas, recursos computacionais para criação de novos serviços e streaming de informações, representam alguns dos serviços que estão ajudando as empresas a manterem suas operações.

Ao disponibilizar infraestrutura de tecnologia acessível e escalável, as soluções de nuvem possibilitam centralizar e disponibilizar com segurança diversos recursos – como sistemas, documentos e aplicações – garantindo acesso a recursos cruciais para a continuidade operacional, independentemente do dispositivo ou do local de onde o colaborador está.

Se sairmos da ótica do usuário e olharmos pela perspectiva de infraestrutura, temos, em todo este meio, diversos recursos essenciais como VPN, Data Loss Prevension, SD-WAN, Firewalls e uma série de detalhes neste fluxo de informações. Já por uma perspectiva de gestão de custos, o momento exige que as empresas façam um controle de OPEX agressivo. Analisar o desligamento de recursos de infraestrutura não essenciais para sustentação das operações das empresas podem favorecer a saúde do seu negócio.

Estratégia vs demanda

Já faz algum tempo que o uso de cloud deixou de ser um plano e vem se tornando realidade nas empresas. Prova disso é que mais de um terço (42%) dos executivos brasileiros já realizaram totalmente ou parte de seus planos de migração para a nuvem, segundo o IT Snapshot 2019, estudo da Logicalis. Mesmo com esse dado expressivo, é importante mencionar que as implementações de uma solução em nuvem, quando não estão embasadas um planejamento adequado – sem segurança, escalabilidade, automação e controle centralizado -, pode representar uma tarefa árdua e ineficiente.

É importante ressaltar que, além da agilidade e facilidade de disponibilizar todos estes recursos, existe um fator essencial para o sucesso deste projeto a médio e longo prazo, que é a governança de custos. Implementar seu projeto com projeções corretas de TCO (Total Cost Ownership), apresentação de relatórios e KPIs são recursos essenciais para que as empresas tenham visibilidade e controle de sua infraestrutura com segurança, governança e agilidade.

Estamos vivenciando uma experiência extraordinária que tem nos questionado o caminho eficiente e sustentável de nossos negócios e a Cloud tem se tornado uma solução que possibilita toda esta transformação que já estava acontecendo, mas que deve tomar um curso muito mais agressivo e acelerado daqui para frente. Contar com uma solução que entrega agilidade, eficiência, visão de planejamento e tudo isso como serviço, pagando apenas por aquilo que usa, tem materializado o quanto essa tecnologia é extremamente robusta, eficiente e deve fazer parte do planejamento de Transformação Digital de todas as empresas.

Gustavo Abrell, head da unidade de cloud da Logicalis para América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.