Publicidade
Início Notícias Comunicações França desenvolve aplicativo para gerenciar crise da Covid-19

França desenvolve aplicativo para gerenciar crise da Covid-19

0
Publicidade

A exemplo de vários países, a França convocou empresas privadas para desenvolver o projeto StopCovid, que visa fornecer às autoridades de saúde francesas uma ferramenta digital para ajudar a gerenciar a emergência da Covid19.

A operadora de telecom Orange é responsável pela distribuição do aplicativo e sua interoperabilidade, enquanto o governo francês responsabilizou a Inria pelo gerenciamento operacional do projeto de pesquisa e desenvolvimento do StopCovid, que reúne especialistas dos setores público e privado.

Também faz parte do projeto a Agência Nacional de Segurança Cibernética da França (ANSSI), responsável pela segurança cibernética;  Capgemini, pela arquitetura e desenvolvimento de back-end; SecNumCloud, que cuida da infraestrutura de dados qualificada;  Inserm, para supervisionar os modelos de saúde; Lunabee Studio, para o desenvolvimento de aplicativos móveis;  Santé Publique France para a integração e coordenação do aplicativo na estratégia global de rastreamento de contatos.

A Dassault Systèmes utilizou seus aplicativos de simulação Simulia PowerFLOW para desenvolver uma simulação computacional de um espirro para fornecer informações sobre a física do fluxo de um espirro. A solução já é amplamente utilizada nas indústrias aeroespacial e automotiva para gerar uma simulação dinâmica do fluxo de fluidos e ar.

As diretrizes foram definidas pelo governo francês nesses principais objetivos:

• O uso do aplicativo StopCovid como parte da estratégia global para gerenciar a crise de saúde e o monitoramento epidemiológico. O projeto StopCovid fornece às instituições de saúde pública um apoio à tomada de decisão para a fase de desconfiança.

• Cumprimento estrito da estrutura de proteção de dados e privacidade em nível nacional e europeu, conforme definido em particular pelas leis francesas e pela Comissão Europeia para aplicativos de monitoramento de proximidade.

• A transparência abrange a disseminação, sob uma licença de código aberto, do trabalho realizado dentro da estrutura do projeto. Isso fornece garantias em termos de algoritmos transparentes, código aberto, interoperabilidade, auditabilidade, segurança e reversibilidade das soluções. Consequentemente, a solução poderia funcionar como blocos de construção básicos para qualquer país que desejasse usá-los.

• Defender os princípios de soberania digital para o sistema público de saúde, como controle das opções de saúde pela sociedade francesa e europeia, proteção e estruturação de ativos de dados de saúde para orientar a resposta à epidemia e acelerar a pesquisa médica.

O projeto será temporário e sua duração corresponde a duração do tempo de gestão da epidemia de Covid-19. Ele é conduzido sob a supervisão do estado e gera interações regulares com autoridades de controle independentes, notadamente a CNIL (Comissão Nacional de Informações e Liberdades – Autoridade Francesa de Proteção de Dados). Envolve também o DINUM (Direção Interministerial de Digital).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile