O mecanismo de nuvem da Microsoft funcionou no terceiro trimestre fiscal de 2022, impulsionando a empresa a um crescimento de receita de 18% e um salto de 8% no lucro líquido. Embora tenham previsto que o crescimento da nuvem desacelere um pouco no quarto trimestre fiscal, os executivos disseram que o segmento deve ajudar a impulsionar o crescimento de dois dígitos na receita geral no ano fiscal de 2023.
Durante uma teleconferência de resultados, o CEO Satya Nadella elogiou seu desempenho na nuvem, observando que está cada vez mais vendo "compromissos maiores e mais estratégicos do Azure de líderes do setor" em uma variedade de verticais. "O número de negócios do Azure de mais de US$ 100 milhões mais que dobrou ano após ano, e estamos vendo o crescimento do consumo em todos os setores, segmentos de clientes e geografias", afirmou.
A CFO Amy Hood acrescentou que a empresa alcançou "crescimento acima do esperado em contratos grandes e de longo prazo do Azure em comparação com um ano anterior muito forte".
Ao todo, a receita geral aumentou 18%, para US$ 49,4 bilhões, enquanto o lucro líquido atingiu US$ 16,7 bilhões. Por segmento, as vendas da Nuvem Inteligente aumentaram 26%, para US$ 19,1 bilhões, a receita de Produtividade e Processos de Negócios aumentou 17%, para US$ 15,8 bilhões, e as vendas de Mais Computação Pessoal aumentaram 11%, para US$ 14,5 bilhões. As vendas da Microsoft Cloud especificamente aumentaram 32% para US$ 23,4 bilhões e as reservas comerciais cresceram 28%.
Olhando para o futuro, Hood disse que a Microsoft espera alcançar "crescimento saudável de receita de dois dígitos e receita operacional" em seu ano fiscal de 2023, que começará no final de junho. Nadella acrescentou que está confiante nessa projeção por vários motivos, incluindo a "competitividade de nossa pilha de tecnologia" da infraestrutura ao nível de software como serviço, sua liderança de preço e uma priorização geral da transformação digital em todos os setores, apesar de vários mercados. pressões de coisas como a inflação.
"Não ouço falar de empresas olhando para seus orçamentos de TI ou projetos de transformação digital como o lugar para cortes. Se alguma coisa, alguns desses projetos são a maneira que eles vão acelerar sua transformação ou, nesse caso, automação", explicou ele. "Só queremos continuar impulsionando o uso, impulsionando o compartilhamento e sendo competitivos."
A Microsoft, que como muitas empresas suspendeu as vendas na Rússia no início deste ano após a invasão da Ucrânia pelo país, espera apenas um impacto mínimo da mudança. Hood afirmou que a Rússia representa menos de 1% da receita geral da Microsoft, um número que deve diminuir "significativamente". No quarto trimestre fiscal de 2022, ela disse que a empresa prevê um impacto de aproximadamente US$ 110 milhões na receita.