Publicidade
Início Blogueria Tecnologia, inovação e segurança a serviço do setor público

Tecnologia, inovação e segurança a serviço do setor público

0
Publicidade

Nas últimas décadas a transformação digital modificou a economia global radicalmente. Por aqui no Brasil, no primeiro ano de pandemia, o governo se deparou com um desafio nunca visto antes: como aproveitar os avanços tecnológicos para melhor atender aos cidadãos num período de distanciamento social? O auxílio emergencial deveria chegar aos trabalhadores informais que realmente necessitavam e a partir disso, dada a urgência que o momento exigia, começou uma operação de guerra em busca de informações em diversos órgãos públicos. Foi aí que as áreas de tecnologia do governo levantaram bases de dados e cruzaram milhões de cadastros.

A tecnologia é uma aliada essencial para os governos serem mais eficientes, com oportunidades múltiplas e exponenciais. Por exemplo, os aposentados e pensionistas do INSS precisavam provar todos os anos, e de maneira presencial, que estavam vivos para continuar recebendo seus rendimentos. Desde 2019 já se falava em modernizar a prova de vida, por meio do uso de um aplicativo, biometria facial ou outra ferramenta digital que simplificasse o processo. Com o surgimento da pandemia do Covid-19, a modernização se mostrou ainda mais urgente, principalmente por envolver pessoas dos grupos de risco. Finalmente, no início deste ano, o sistema passou a permitir a prova de vida com uma simples selfie. Felizmente essas tendências digitais já existem e podem ser realizadas de maneira segura, fácil e acessível até para quem ainda não possui muita familiaridade com os meios tecnológicos.

Quem já precisou dar entrada no FGTS com certeza vai lembrar da quantidade de papel e horas gastas na Caixa Econômica Federal para garantir o benefício. Isso porque era necessário ir até uma agência e contar com a ajuda dos funcionários para que o dinheiro fosse liberado. Desde de 2020, essa dinâmica também mudou. Agora, basta ter um celular com conexão à internet para que o saque seja solicitado integralmente pelo app do FGTS. O trabalhador pode indicar uma conta de qualquer instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo, com o depósito disponível em até cinco dias úteis. Otimização de tempo e recurso para todos os envolvidos.

Os exemplos acima mostram como o investimento e o desenvolvimento de novas tecnologias é cada vez mais necessário para a desburocratização dos serviços públicos. Podemos dizer que um produto ou serviço eficiente e de qualidade é aquele que atende, de forma confiável, acessível, segura e previsível, as necessidades dos cidadãos. A burocracia, aliás, é um dos fatores que levam à falta de competitividade do País diante do mercado internacional.

Está claro que, para alcançar a desburocratização e eficiência, é fundamental modernizar e inovar os serviços públicos, com a implementação de novas tecnologias e ainda novos modelos de gestão. Para isso, como citado acima, existem inúmeras experiências bem sucedidas no setor público e iniciativa privada que podem servir de referência.

Em paralelo a essa construção de cultura de investimentos em novas tecnologias, é necessário avançar no desenvolvimento de práticas cada vez mais mais sólidas e inovadoras de cibersegurança. Essa prática protege computadores, servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados contra ataques cibernéticos, tentativa de desabilitar, roubar ou violar sistemas digitais.

Acontece que não existem políticas uniformes a todas as áreas de intervenção, sendo que cada problema exige uma ponderação e resolução específica tendo em conta inúmeros fatores

Atualmente, a cibersegurança é uma das principais preocupações de governos e empresas do mundo todo, que investem cada vez mais na digitalização de seus produtos, serviços e processos. Aliás, são milhões de reais movimentados todos os dias entre aplicativos de bancos, investimentos, entre outros, e manter essas transações seguras é uma tarefa árdua.

No entanto, aqui no Brasil ainda se investe muito pouco em cibersegurança. Um exemplo claro disso é o valor destinado pelo governo, informado no Orçamento da União, para a implantação de sistemas de defesa cibernética. Para se ter uma ideia, o Brasil figura no 18º lugar no relatório do Índice Global de Segurança Cibernética apresentado no ano passado. Com mais de 200 milhões de habitantes e uma infraestrutura governamental de segurança de dados que deixa a desejar, o país virou presa fácil para ataques virtuais devido a brechas de segurança nos sistemas.

Segundo relatório da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, em 2019 foram investidos R$ 15 milhões em segurança da informação. Já em 2021, ano marcado por incidentes como o apagão dos comprovantes de vacinas do Conecta SUS, o investimento foi de apenas R$ 7 milhões. Uma auditoria feita no final de 2021 pelo Tribunal de Contas da União indicou que 74% dos órgãos da Administração Pública Federal não contam com políticas de backup. O documento apontou também que 66% desses órgãos não fazem uso de criptografia para aumentar a segurança do armazenamento dos dados.

Incidentes no governo também podem surgir de falhas atribuídas a uma pessoa que descuidou das proteções devidas ou simplesmente permitiu que alguém usasse suas credenciais Nesses casos, fica claro que de nada adianta ter uma tecnologia de ponta se o ponto frágil da cadeia de segurança for justamente a responsável pela operação. Investir em tecnologia também significa investir em quem manuseia ela.

Muito já se fala sobre a quarta revolução industrial, que, de acordo com alguns especialistas, já está sendo vivida por meio de computadores, smartphones, passando pelas informações na nuvem e bitcoins. Através do desenvolvimento e aprimoramento de produtos, serviços e processos atrelados a essas novas tecnologias, é possível aproximar o governo e o cidadão permitindo que políticas públicas cheguem a quem mais precisa em todos os cantos do Brasil. Por isso é importante que investimentos aconteçam e as pessoas sejam capacitadas em temas de segurança da informação.

Gustavo de Camargo, sales director da VU Security.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile